You Are Here: Home » Artigos » E.B.D » Adolescente » Fui escolhido

Fui escolhido

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 31– 3º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 06 – 15 de agosto de 202

TEXTO BÍBLICO

I Samuel 16.1-13

DESTAQUE

“Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Rama” (I Sm 16.13).

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – I Sm 16.7
Terça-feira  – Pv 3.32
Quarta-feira  – Sl 4.3
Quinta-feira  – I Sm 16.23
Sexta-feira  – I Sm 17.45
Sábado – Sl 7.10
Domingo – Rm 8.33

I. A NECESSIDADE DE UM NOVO REI PARA ISRAEL

O rei que estava governando Israel nesse período era Saul. Ele foi ungido pelo profeta Samuel (I Sm 10). Entretanto, com o passar do tempo, não permaneceu fiel aos preceitos de Deus. Por muitas vezes, o Senhor mandava o profeta Samuel repreendê-lo, mas de nada adiantava. A Bíblia afirma que “o SENHOR Deus se arrependeu de ter colocado Saul como rei de Israel” (I Sm 15.35b). Com isso, surge a necessidade de outro rei para governar o povo de Deus. Alguém que fosse justo e obediente em tudo ao Senhor. Em razão disso, Deus escolheu um jovem pastor a quem todos desprezavam para ungir rei.

Assim, Davi foi escolhido bem cedo e, somente quando adulto, após alguns anos, é que veio a se tornar rei de Israel. Do mesmo modo, você também foi escolhido para servir sua geração, meu caro adolescente! Embora muito jovem, o Senhor escolheu você para um propósito específico em sua obra. E se Deus o escolheu, tudo quanto Ele falou há de se cumprir em sua vida.

O menor de seus irmãos

Deus ordenou ao profeta Samuel ir até a casa de Jessé, o belemita, pois dentre os seus filhos, Ele havia escolhido um rei. Para que Saul não desconfiasse, o Senhor instruiu o profeta a dizer ao rei que iria oferecer sacrifícios em Belém. Junto com ele, estaria Jessé e seus filhos (I Sm 16.1-3/). Tendo chegado ao locai, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e achou que estava diante do “escolhido”: “Mas o SENHOR disse: — Não se impressione com a aparência e nem com a altura. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (I Sm 16.7).

E Jessé apresentou todos os demais filhos, e a todos o profeta dizia: “O Senhor não tem escolhido estes” (I Sm 16.10). Por fim, Samuel perguntou a Jessé se havia acabado todos os moços, e ele respondeu: “Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas” (I Sm 16.11). Imediatamente, o profeta mandou chamá-lo. Davi se apresentou a Samuel e, diz a Bíblia, era “um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes” (I Sm 16.12). No mesmo instante, o Senhor mandou Samuel levantar e ungir o moço, pois era este o escolhido (I Sm 16.12,13).

Assim, Deus não vê como o homem. O Senhor escolheu a Davi porque era um jovem segundo o coração de Deus. Quantas vezes você já se menosprezou ou se intitulou pequeno demais para ser escolhido por Deus? O Criador não hesita em trabalhar contra a regra geral. Ele escolhe os humildes e desprezados para exaltá-los, colocando-os em um lugar de honra, como fez com o pequeno Davi.

II. A UNÇÃO DE DEUS NA VIDA DE DAVI

Após Samuel ungir a Davi, o Espírito de Deus se apoderou dele de tal maneira que o jovem passou a ter uma comunhão ainda mais especial com Deus. Certa vez, Saul estava atormentado por um espírito mau (I Sm 16.15) e era necessário trazer alguém que soubesse tocar harpa para que o rei se acalmasse (I Sm 16.17,18). E Saul deu ordem para que buscassem a Davi. O jovem pastor tornou-se seu pajem de armas e o rei o amou muito, a ponto de pedir a Jessé, seu pai, que deixasse Davi perante ele. Assim, todas as vezes que o espírito mau vinha sobre Saul, Davi tocava sua harpa e o rei se acalmava.

A história nos lembra ainda que Davi enfrentava ursos e leões para defender suas ovelhas (I Sm 17.34-37). Do mesmo modo derrotou o gigante Golias quando todo o exército israelita o temeu (I Sm 17.23-58). A unção de Deus sobre a vida do jovem enchia-o de coragem e ousadia. Mas ele não deixava de ser um adorador sensível e sincero que expulsava o mal ao tocar sua harpa.

Querido adolescente, certamente você também tem a unção de Deus em sua vida. Talvez, você ainda não saiba, mas o Senhor quer que você o busque intensamente a cada dia. Pois Ele o ungirá para a realização de grandes coisas em seu reino.

III. UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois ele agradava ao Senhor em tudo. Não foi à toa que Deus o escolhera para ser rei de Israel. Davi era sincero com Deus, até mesmo em suas fraquezas e necessidades. Além de temente e obediente à vontade divina, o jovem era fiel, corajoso e confiante, tanto que a maioria dos Salmos que compôs relata suas fraquezas e confiança plena no Senhor. No entanto, o jovem Davi não deixava de louvar a Deus reconhecendo a grandeza do Criador.

Os feitos de Davi eram justos perante o Senhor, e ele reinou em Israel por 40 anos. Embora tenha sido ungido muito novo, somente com 30 anos a promessa veio a se cumprir em sua vida. Claro que, na época, Saul sentiu ciúmes e raiva pelo fato de Deus tê-lo abandonado e escolhido a Davi, de quem se tornou um inimigo mortal. No entanto, essas coisas eram consequências dos próprios atos de Saul.

Apesar de ter sido fortemente perseguido por Saul e outros inimigos, Davi não desistiu de sua chamada para governar o povo do Senhor, nem de lutar contra os seus opositores. Que possamos aprender com Davi a viver uma vida de comunhão com o Senhor e não temer as hostilidades. Antes, devemos vencer as batalhas diárias para glória do Senhor Jesus.

CONCLUSÃO

A história do jovem pastor Davi nos ensina muitas lições. Além de ter se tornado o maior rei de Israel, conquistou muitas vitórias para o povo de Deus. Seu coração sincero e humilde agradava ao Criador. Embora tenha cometido alguns erros irreparáveis, Davi se arrependeu de coração e Deus nunca o desamparou. Caro adolescente, Deus também te escolheu! Não duvide da sua chamada e da sua capacidade, pois o Senhor deseja realizar grandes coisas através da sua vida!

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!

Deixar um comentário

© Seara de Cristo - Todos os direitos reservados.

Scroll to top