You Are Here: Home » Artigos » E.B.D » Adolescente » Ouvi o teus chamado

Ouvi o teus chamado

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 30– 3º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 05 – 08 de agosto de 2021

TEXTO BÍBLICO

I Samuel 3.1-21

DESTAQUE

“Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: — Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel” (I Sm 3.10).

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Gn 12.1;22.11
Terça-feira – Êx 3.2-4
Quarta-feira – Is 6.1-13
Quinta-feira – At 9.10
Sexta-feira – Ef 1.18
Sábado – Ef 4.1
Domingo – I Ts 2.12

I. DEUS APARECE A SAMUEL

O sacerdote Eli já era de idade, e seus filhos não queriam mais obedecer à voz do Senhor. Porém, o menino Samuel era fiel e obediente a Deus. Ele dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da Aliança. Certa noite, Samuel estava se preparando para dormir, quando ouviu uma voz suave chamando: “— Samuel, Samuel! —Estou aqui! —respondeu ele. Então, o menino correu até Eli e disse: — O Senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: Eu não chamei você. Volte para sua cama. E Samuel voltou” ( I Sm 3.4,5). Isso ocorreu por duas vezes.

Samuel ainda não conhecia a voz do Senhor, pois Ele ainda não tinha ouvido Deus falar de uma maneira tão gloriosa. Em seguida, “o Senhor tornou a chamá-lo pela terceira vez, e o menino novamente foi até Eli e disse-lhe: — O Senhor me chamou? Estou aqui. Então, o sacerdote Eli entendeu que era a voz do Senhor chamando a Samuel. Então, o sacerdote Eli orientou o menino e disse-lhe: — Volte para a cama e, se Ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” Depois disso, o menino voltou para sua cama, e o Senhor tornou a falar com ele” (I Sm 3.9,10).

Da mesma maneira, Deus também quer falar com você, querido adolescente! Muitas vezes você não entende o porquê e perde o sono, deita e não consegue dormir. Se esse é o seu caso, levante-se de sua cama, coloque-se de joelhos e ore a Deus, pois Ele também quer se revelar a você, assim como fez com Samuel. Embora você também nunca tenha ouvido a voz de Deus, não tenha medo, pois o Senhor quer que você tenha intimidade com Ele. Além disso, Ele também quer que você seja um profeta para a sua geração.

II. O TEMPLO

Quando os judeus se instalaram no território de Canaã, o tabernáculo tomou uma forma mais permanente em Silo (Js 18.1; Jz 18.31). Passou a ser permanente o bastante para que viessem a chamá-lo de templo, para que Samuel e Eli morassem nele e para que portas de entrada fossem abertas e fechadas (I Sm 3.2,15). Mesmo depois dos filisteus terem destruído Silo, se apossado da Arca da Aliança e a devolvido aos judeus via Be-te-Semes (l Sm 6.1-10) e Quiriate-Jearim (I Sm 7.2), ele continuava sendo uma espécie de tenda-templo (II Sm 6.17); e ficou ali até que Salomão construísse um templo permanente” (GOWER, Ralph. Novo Manual de Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. CPAD, 2012, pp.296-300).

Fala, ó Senhor, que o teu servo está escutando!

Assim que o sacerdote Eli instruiu o menino, Samuel foi se deitar, e o Senhor o chamou como das outras vezes. Então, o menino respondeu e disse: “— Fala, pois o teu servo está escutando! E o Senhor disse ao menino: — Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados!” (1Sm 3.10,11). Naquela noite, o Senhor revelou ao menino tudo quanto Ele estava planejando fazer com a família de Eli, e isso iria deixar todo o povo de Israel apavorado. Pois, com isso, todo o Israel saberia que Deus não se esquecera do seu povo e que Ele vê tudo o que acontece em oculto, inclusive, observava as coisas más que os filhos de Eli diziam contra o Senhor (I Sm 3.12-14).

Mesmo sendo ainda adolescente, o Senhor também quer falar coisas grandiosas e maravilhosas que você não conhece. Por isso, não tenha medo de ouvir a voz do Senhor. Quando Ele chamar você, diga: “Eu estou aqui, Senhor! Fala que o seu servo ouve!” Ainda que seja algo que você tenha de falar a alguém que não está agradando ao Senhor. A Palavra de Deus diz que o Senhor corrige e castiga todos os que ama (Ap 3.19). Assim, o Senhor Deus ama os seus filhos e quer que todos nós andemos em obediência e santidade na sua presença.

Samuel, um profeta respeitado em Israel

Tudo quanto Samuel profetizava, o Senhor fazia acontecer porque Deus estava com ele. Assim, o menino cresceu e o Senhor continuou a aparecer a ele em Silo, onde havia falado pela primeira vez, e todo o Israel respeitava a palavra de Samuel, pois todos sabiam que ele era um grande profeta chamado por Deus (cf. I Sm 3.19-21). Do mesmo modo, o Senhor também quer fazer de você um profeta conhecido, seja na sua igreja, na sua família, na sua escola ou, até mesmo, no seu bairro. Ele deseja usá-lo para que muitos outros adolescentes creiam na Palavra de Deus e se convertam ao Senhor Jesus.

Seja como Samuel, busque a presença de Deus, pois “Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade” (Sl 145.18). Peça a Deus que conceda a você mais intimidade com Ele, pois somos seus filhos amados e Ele quer que cresçamos em sua presença, e anunciemos a sua Santa Palavra, a onde quer que Ele nos mandar. Querido adolescente, ouça você também o chamado de Deus!

CONCLUSÃO

Que possamos aprender com a vida de Samuel que, mesmo sendo um menino, procurou ouvir a voz de Deus. Embora o temor da responsabilidade de ser um profeta de Deus venha ao nosso coração, podemos ser confiantes em dizer: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” Creia, pois Ele também tem um chamado em sua vida e quer usá-lo poderosamente. Mesmo que pareça difícil, e a mensagem que Deus lhe mostrar não seja tão agradável assim, seja corajoso; Ele é fiel para cumprir o que diz e, certamente, o honrará se você também for fiel e obediente em tudo quanto o Senhor ordenar. Querido adolescente! Ouça você também o chamado de Deus!

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!

Deixar um comentário

© Seara de Cristo - Todos os direitos reservados.

Scroll to top