Connect with us

E.B.D

O aparecimento do Anticristo

Publicado

em

EBD – Jovens – EDIÇÃO: 45 – 4º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 07 – 14 de novembro de 2021

TEXTO DO DIA

“Filhinhos, e já a última hora e como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos: por onde conhecemos que é já a última hora (I Jo 2.18)

AGENDA DE LEITURA

Segunda-feira – Dn 7.25
Um homem que proferirá palavras contra o Altíssimo
Terça-feira  – Dn 8.25
Um homem que fará prosperar o engano
Quarta-feira  – Mt 24.15
Um homem que promoverá a “abominação da desolação”
Quinta-feira  – II Jo 7
Um homem que negará a humanidade de Jesus
Sexta-feira  – Ap 13.8
Um homem que será objeto de adoração
Sábado – Ap 13.18
Um homem cujo número é 666

SINTESE

Com o aparecimento do anticristo, o mundo viverá o caos total anunciando o fim de todas as coisas

TEXTO BÍBLICO

Tessalonicenses 2

1 Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele.
2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos per turbeis, quer por espirito, quer por palavra, quer por epistola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto.
3 Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição
4 O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco
6 E agora, vos sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja manifestado
7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado.
8 E, então será revelado o iniquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
9 A esse cuja vinda e segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira
10 E com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem,
11 E por isso. Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.
12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade: antes, tiveram prazer na iniquidade

INTRODUÇÃO

Quando estudamos a respeito da Escatologia Bíblica, não podemos deixar de falar a respeito de Anticristo. Nos Livros de Daniel e Apocalipse existem várias expressões e figuras que apontam para ele Embora o espirito dele já esteja atuando no mundo e muitos anticristos têm se levantado, ele ainda não foi revelado. Quando o Senhor autorizar a ‘operação do erro’ o Anticristo entrará decisivamente em ação, e sairá a enganar os que habitam no mundo. Por fim, o Senhor Jesus derrotará com o sopro da sua boca e o lançará no lago que arde com fogo e enxofre.

I – QUEM É O ANTICRISTO

  1. A encarnação do mal. A expressão utilizada por João para “Anticristo no grego è artichristos refere-se a um ser político cujo governo terá um alcance mundial. Ele fara prosperar o engano, negará a perfeita humanidade de Jesus (II Jo 7). proferirá as palavras contra o Altíssimo e promoverá a abominação da desolação (Mt 24.15). Esse ser satânico, influenciará os que habitam na Terra de tal maneira que será adorado como um deus (Ap 13.8). O termo “anticristo só aparece nas Cartas de João: I João 2.18-22; 4.3 e II João 7. É importante ressaltar que segundo Tim Cahaye o termo “ anticristo pode ser aplicado tanto ao individuo como ao sistema que ele representa. O profeta Daniel afirma que o Anticristo firmará um concerto com muitos por uma semana: e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares: e sobre a asa das abominações virá o assolador […]” (Dn 9.27). Os termos “sacrifício e oferta de manjares”. pode ser uma alusão ao templo em Jerusalém, onde atualmente funciona uma mesquita. Segundo a Palavra de Deus, este templo será reedificado; pois será ali que o Anticristo cometerá uma abominação, fato que será decisivo para Israel perceber o engano satânico.
  2. Um homem que tentará usurpar o lugar de Deus. O Anticristo, cuja vinda é sob a eficácia de Satanás (II Ts 2.9). será alguém politicamente correto, mas na verdade se trata de uma fraude. Ele se apresentará como alguém que tem a solução para todos os problemas da humanidade. Um homem soberbo. oposto ao verdadeiro Cristo alguém que exalta a si mesmo contra o Altíssimo e exige adoração por intentar presunçosamente, ser igual a Deus (Is 14.14).
  3. Um homem que enganará os que habitam na Terra.O Anticristo será um homem de sucesso, carismático loquaz, que cooptará todos os que habitam na Terra. Ele enganará os homens de diferentes classes sociais, todos aqueles que não quiseram se submeter ao senhorio de Jesus Cristo. Que Jesus Cristo seja o nosso Senhor até o fim dos tempos e que não sejamos enganados pelo Anticristo.

II – A TRINDADE SATÂNICA

  1. O dragão. A Palavra de Deus nos mostra que, no período da Grande Tribulação, será levantada uma tríade satânica, que se estabelecerá com muita força: “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão (Ap 13.11). Essa tríade é formada pelo dragão (Diabo), o Anticristo e o falso profeta. Nas Escrituras Sagradas a palavra “dragão” é sempre utilizada como uma referência ao Diabo: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos” (Ap 20.2). Atualmente estamos sujeitos a ser tentados pelo Diabo, lembrando que até Jesus foi tentado por ele durante quarenta dias em que esteve no deserto. O Senhor Jesus, enquanto homem, resistiu as tentações com a Palavra de Deus e podemos resistir ao Diabo. Enquanto Jesus não vier buscar a sua Igreja precisamos. diariamente, resistir ao dragão e às suas astutas ciladas: “Sujeitai-vos. pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugira de vós” (Tg 4.7). Em breve Jesus Cristo virá buscar a sua Igreja e a Trindade Satânica será destruída.
  2. Anticristo.Segundo a Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. o Anticristo aparece nas Escrituras Sagradas com vários títulos: “o homem do pecado”, e filho da perdição” (II Ts 2.3). “o iniquo (II Ts 2.8), “um pequeno chifre (Dn 7.8), “o príncipe que há de vir (Dn 9.26) e o rei que fará conforme sua vontade” (Dn 11.36). O Anticristo terá uma ação proeminente na política mundial, prometendo dias melhores para o mundo. Porém, como pode o Mal oferecer algo que não tem? Sendo ele o pai da mentira, não terá dificuldades em falsear a verdade. Ao que tudo indica, ele enganará a todos com um discurso conciliador, mas é lobo, e não ovelha. O mundo, que jaz no maligno, não encontrará dificuldades para se alinhar à política nefasta deste líder astucioso. que, segundo o pastor Antônio Gilberto afirma na obra O Calendário da Profecia surgirá da área do antigo Império Romano (Dn 9.26).
  3. Falso Profeta.Ele será símbolo do poder religioso e porta-voz do Anticristo. No livro do Apocalipse é identificado como a Besta que subiu da terra, a qual “tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro, e ele falava como o dragão (Ap 13.11). Certamente terá a “aparência de um cordeiro, mas agirá como um demônio sagaz. Terá muita fluidez nos seus discursos, com capacidade, dada por Satanás, de até fazer descer fogo do céu. Ele estabelecerá um sistema de colocação do nome ou número da Besta na mão direita ou na testa dos homens, que servirá para autorizar transações comerciais em todo o mundo.

III – O GOVERNO DO ANTICRISTO

  1. Terá uma abrangência mundial. O Anticristo, o líder do último grande governo mundial, é identificado no livro do Apocalipse como “a Besta que subiu do mar” (Ap 13.1) Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus “o mar” é uma linguagem metafórica e indica as nações, povos e línguas. Esta referência bíblica nos mostra a amplitude da influência desse governador do Mal, o qual terá acesso politico e administrativo irrestrito às decisões mais importantes do sistema governamental das nações, inclusive quanto as definições do comércio mundial, em um mundo que estará definidamente globalizado, hegemonizado pelo espirito do “dragão”. Ele, prometendo paz e segurança, convencerá os povos (inclusive Israel) sobre o que considera ser o melhor caminho a seguir. Com isso, estenderá seus “tentáculos opressores por todos os lugares, unindo nações, povos e religiões! Quão grande decepção será para os que habitam na Terra, no final de todas essas coisas.
  2. Firmará uma aliança com Israel. O Anticristo fará um acordo com muitos povos, mas em especial com Israel (Dn 9.27). Na Grande Tribulação, Israel se tornará protagonista nas relações internacionais, pela eficácia do príncipe de Satanás, que é exímio mentiroso. Que ironia, o Altíssimo fez uma aliança com o povo de Abraão, Isaque e Jacó (Sl 89.3), mas Israel a desprezou e, agora, o compromisso de lealdade será com o Diabo, o Inimigo do povo de Deus.
  3. Usará de engano. Israel sofrera grande angústia quando perceber que foi enganado por um falso Messias. e não aceitará mais as condições impostas por ele. Rompido o pacto com Israel. o Anticristo vai perseguir intensamente os judeus, será o tempo da “angústia de Jacó”. Por fim, no meio do maior sofrimento enfrentado pelo mundo, no auge das catástrofes ambientais, sanitárias, sociais, humanas, e também espirituais, depois de minar toda a boa reputação internacional de Israel (que provavelmente sofrerá crise de abastecimento, por não poder participar do comércio mundial). os instrumentos do Diabo na Terra convencerão as nações a destruírem os descendentes de Isaque.

CONCLUSÃO

O anticristo será uma manifestação do Mal, mas em seres humanos, que sempre resistiram ao pensamento e modo de vida adotados pela noiva do cordeiro ‘orgulhosamente cegos’ e movidos pelo Desejo de prosperar hein a Qualquer Custo, aceitaram esse líder diabólico. Assim serão levados a ruína, no engodo final promovido pelo diabo, no último capítulo da história do mundo atual.

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados