Connect with us

Adultos - Betel

O movimento pentecostal no Brasil – Um despertar que mudou uma nação

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 267 – 1º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 09 – 02 de março de 2025

TEXTO ÁUREO

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam”, Atos 19.6

VERDADE APLICADA

Cada membro do Corpo de Cristo, à luz da Palavra de Deus, deve cultivar o desejo de buscar mais de Deus, para que a chama do Espírito não se apague.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Atos 19

1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – JI 2.28
A promessa da efusão do Espírito Santo.
Terça-feira – Mt 3.11
Jesus batiza com o Espírito Santo.
Quarta-feira – At 2.1-13
A descida do Espírito Santo.
Quinta-feira – Rm 8.9
O Espírito Santo habita nos filhos de Deus.
Sexta-feira – I Co 12.11
O Espírito Santo opera de maneira diversa.
Sábado – GI 5.16
Devemos andar no Espírito

INTRODUÇÃO

Nesta lição, abordaremos: as primeiras experiências do batismo no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas no Brasil; as experiências pentecostais de Gunnar Vingren e Daniel Berg, antes da chegada ao Brasil; e a evolução do pentecostalismo com a chegada os dois missionários a Belém do Pará, onde ensinaram a doutrina pentecostal.

I – O PROTO-PENTECOSTALISMO

Alguns teólogos chamam de proto-pentecostalismo o período inicial do pentecostalismo no Brasil. Há relatos de batismo com o Espírito Santo e glossolalia anteriores à vinda dos primeiros missionários pentecostais Gunnar Vingren e Daniel Berg ao Brasil, como Fritz Matschulat, Paulo Malaquias e Pedro Graudin, entre outros.

  1. A experiência pentecostal de Fritz Matschulat. Em meados do século XIX, ocorreu um forte movimento populacional oriundo da Europa em direção ao Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul. Entre os imigrantes, estava o pastor Fritz Matschulat, vindo da Alemanha em 1893. Segundo a tradição, ele era um homem piedoso, que já orava em línguas estranhas. Assim, podemos falar da particular importância de Fritz Matschulat para o pentecostalismo brasileiro, por ele ser um dos primeiros a ser batizado com o Espírito Santo com a evidência das línguas estranhas no Brasil, conforme registros.
  2. A experiência pentecostal de Paulo Malaquias. Ainda entre os principais proto-pentecostais no Brasil, podemos citar o pastor Paulo Malaquias. Esse servo de Deus se converteu ao Evangelho com apenas 18 anos e começou prontamente a dar depoimento de sua salvação a tantos quantos ele encontrava. Malaquias, então pastor da Igreja Batista de Ramada, no município de Ijuí (RS), teve uma experiência pentecostal em 1908. Até então, as pessoas não sabiam explicar esse fenômeno.
  3. A experiência pentecostal de Pedro Graudin. Pedro Graudin nasceu em Riga, Letônia, e sempre se aplicou ao Evangelho. Ele desembarcou no Brasil em 10 de junho de 1900, no porto de São Francisco, Santa Catarina, com 25 anos de idade, ao lado de mais trezentas famílias. As experiências pentecostais de Pedro Graudin fazem parte das mais remotas citações do batismo com o Espírito Santo com a proeminência das línguas estranhas e do recebimento do dom de profecia no Brasil. Pastor da igreja Leto-Batista de Guaramirim, Bananal, em Santa Catarina, Graudin foi batizado com o Espírito Santo, além de receber o dom de profecia. Em 1933, após a visita do Pr. André Bernardino da Silva à cidade, Graudim passou a fazer parte da membresia das Assembleias de Deus.

II – OS PRECURSORES DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL

No ano de 1910, conforme os registros históricos, alguns homens que já tinham tido a experiência do batismo no Espírito Santo chegam ao Brasil, vindos dos EUA, anunciando a mensagem pentecostal: o italiano Luigi Francescon, que organizou a primeira Congregação Cristã, em São Paulo, e os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que organizaram a Assembleia de Deus.

  1. A experiência pentecostal de Gunnar Vingren. Gunnar Vingren foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Em novembro de 1909, numa conferência realizada na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, Gunnar passou pela experiência do batismo com o Espírito Santo e do falar em línguas, experiência que ele relatou com particularidades no Diário do Pioneiro. Em carta referida no Diário do Pioneiro, datada de 1° de abril de 1930 (2018, p. 18), Vingren relata ter sido direcionado por uma irmã ao batismo com o Espírito Santo. Na carta, Vingren descreve que foram as “irmãs” que intercederam a Deus para que ele pudesse receber a promessa.
  2. A experiência pentecostal de Daniel Berg. Daniel Berg foi pastor pentecostal na Suécia e, juntamente com Vingren, iniciou o movimento que deu origem às Assembleias de Deus no Brasil. Ele viveu sete anos nos EUA e, posteriormente, retornou à Suécia, onde reencontrou seu amigo de infância Lewi Pethrus, que o apresentou à doutrina do batismo com o Espírito Santo. Anos mais tarde, após despedir-se dos pais, em meio à viagem de regresso aos EUA, Berg orou com persistência a Deus pelo batismo com o Espírito Santo; e Deus ouviu sua oração, selando-o com a promessa.
  3. A experiência pentecostal de Lewi Pethrus. O pastor sueco Lewi Pethrus desempenhou papel decisivo na formação e no desenvolvimento do movimento pentecostal em seu país. O empenho do pastor Lewi Pethrus foi determinante para impulsionar o desenvolvimento da liderança nas Assembleias de Deus no Brasil, uma vez que ele influenciou diretamente o pastor Daniel Berg com a doutrina pentecostal.

III – O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

No Brasil, a chama pentecostal se expandiu com mais rapidez e intensidade a partir do trabalho desenvolvido pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que vieram dos EUA. Os missionários se instalaram em Belém do Pará, dando início à história das Assembleias de Deus no Brasil.

  1. A chegada dos missionários suecos em solo brasileiro. Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, debaixo da mensagem profética de que ambos pregariam o Evangelho numa terra desconhecida, denominada Pará, foram até uma biblioteca a fim de pesquisarem o lugar citado por Deus na profecia. Após constatar que se tratava de um estado do norte do Brasil, eles desembarcaram em solo brasileiro em novembro de 1910, incendiados pela chama pentecostal. Assim, logo surgiria um movimento que mudaria a realidade espiritual do país.
  2. As primeiras chamas do avivamento. Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren foram acolhidos no porão da Primeira Igreja Batista e lá pregaram sobre a doutrina pentecostal. Isso fez com que as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré não somente cressem, mas também permanecessem em oração até que Deus as batizasse com o Espírito Santo, como aconteceu em Atos 2.39. Foi então que, em junho de 1911, a uma hora da manhã de uma quinta-feira, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, a irmã Celina de Albuquerque foi batizada com o Espírito Santo enquanto orava. Esse fato gerou uma discussão na igreja, que culminou na expulsão de dezenove membros, inclusive de Vingren e Berg.
  3. Nasce a Assembleia de Deus no Brasil. Após o seu surgimento em Belém do Pará em 1911, a princípio como Missão da Fé Apostólica, nenhuma denominação evangélica teve um crescimento tão acelerado e significativo como a Assembleia de Deus. Em pouco tempo, a missão que nasceu em Belém do Pará alcançou muitas vilas e cidades, até chegar aos grandes centros urbanos do Brasil e se tornar a maior denominação pentecostal do mundo.

CONCLUSÃO

A experiência pentecostal chegou ao Brasil antes mesmo de Gunnar e Berg, mas foram eles que nos trouxeram a chama do avivamento, tendo ambos fundamental importância no ensino e na propagação do pentecostalismo e na história das Assembleias de Deus no Brasil.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados