You Are Here: Home » Artigos » E.B.D » Adolescente » Em novos céus e nova terra

Em novos céus e nova terra

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 25 – 2º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 13 – 27 de junho de 2021

TEXTO BÍBLICO

Isaías 65.17; 66.22; Apocalipse 21.1

DESTAQUE

Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele (II Pe 3.13).

LEITURA DEVOCIONALSegunda-feira – Rm 8.19-23
Terça-feira – Mt 25.31-46

Quarta-feira – Ap 21.1-5

Quinta-feira – Ap 1.1-3

Sexta-feira – Is 6.22

Sábado – Is 65.17

Domingo – I Co 15.42-55

I. TUDO SERÁ NOVO

A Bíblia diz que um dia o que é novo tomará o lugar do antigo, após o julgamento final, em que Deus fará justiça em relação a todos os seres humanos (Mt 25.31-46). Quem é do seu precioso Reino entrará no descanso eterno de Deus, quem não é do seu Reino será afastado, dispensado para sempre do propósito divino. No momento em que o Senhor julgar e condenar pessoas que não se arrependeram dos seus pecados, das suas rebeliões e do seu egoísmo, o projeto dos Novos Céus e Nova Terra será inaugurado.

O apóstolo João, em visão na Ilha de Patmos, viu a Nova Terra diferente da atual (Ap 21.1). Não haverá mais assombro, instabilidade e perigo. A terra será perfeita e a paz será a sua principal característica. O equilíbrio retornará ao meio ambiente. Este será outro, completamente recuperado e restaurado. A Criação não gemerá mais como quem tem dores de parto, mas se alegrará como o escravo que acabou de ouvir: estás livre, podes ir!

II. CORPO GLORIFICADO

Nós teremos um corpo glorificado. Na mesma proporção que o universo será restaurado por Deus, o nosso corpo igualmente o será. Não teremos mais as marcas do sofrimento, do choro, da dor, da pobreza, da miséria, do mal e de tantas outras coisas que faz os seres humanos sofrerem. Como se dará esta transformação não sabemos, mas será algo semelhante ao corpo glorificado de Jesus de Nazaré após a sua ressurreição quando esteve com os discípulos durante 40 dias ensinando sobre o Reino de Deus (At 1.1-3). O apóstolo Paulo explica-nos também sobre a realidade de um novo corpo, uma nova dimensão de corpo transformado (I Co 15.42-55).

A nossa esperança está em saber que não estamos sozinhos neste mundo. Ainda que estes Novos Céus e Nova Terra não sejam ainda realidade para nós, o Reino de Deus está operando em nossos corações. Então, enquanto os Novos Céus e Nova Terra não acontecem, somos convidados por Cristo a andar em esperança procurando mudar a nossa realidade local. Podemos começar pela nossa família. O que de novo levaremos para a nossa família, amigos, colegas, meio ambiente e tantas outras coisas? Vivamos o novo de Deus, tenhamos a bendita esperança dos apóstolos e creiamos na verdade da palavra proferida pelo apóstolo do amor: “Agora faço novas todas as coisas!” (Ap 21.5).

III. SENHOR E CRISTO

Que espécie de Cristologia temos em Atos 2.22-36? Pedro inicia lembrando aos judeus o poder de Jesus para operar milagres, conhecido por todos eles. Era importante. A caracterização feita por Paulo – “Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria” (I Co 1.22) -é exata para os dois povos. Mas, como em qualquer afirmação confiável sobre Jesus, Pedro passa rapidamente a falar a respeito da sua morte – Ele foi crucificado, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos!

RECAPITULANDO

Na lição desta semana estudamos sobre a condição do planeta, do meio ambiente e do ser humano no mundo atual. Vimos à luz de Romanos 8.19-23, que a situação do planeta e do ser humano não é nada boa. Vivemos dias difíceis e maus. Por isso, neste contexto de pessimismo é que a promessa de Novos Céus e Nova Terra ganha um significado profundo para aqueles que creem na vinda do Filho do Homem. Quando esta realidade se der, então o mundo e a criação serão completamente restaurados; o ser humano, composto de outra natureza e agora glori­ficado. Mas enquanto não vivemos a íntegra desta promessa, podemos fazer novo aquilo que está ao nosso alcance: a nossa família, a nossa amizade, a nossa escola, etc.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!

Deixar um comentário

© Seara de Cristo - Todos os direitos reservados.

Scroll to top