You Are Here: Home » Artigos » Depressão, como livrar-se dela

Depressão, como livrar-se dela

O mal do século

Depressão é o estado resultante da baixa da resistência psicológica, com desalento, desinteresse, tristeza, fadiga e insônia.

As pesquisas indicam que o mal da depressão já atingiu assustadoramente jovens e crianças. Os sintomas verificados entre jovens foram: mudança de humor repentino, isolamento, tristeza profunda, irritabilidade, perda do rendimento na escola, etc.

Sintomas

Vamos mencionar outros sintomas típicos desse mal nos sentimentos:

Apatia – A perda de interesse por tudo – trabalho, lazer, família – demonstra que a depressão pode estar se instalando no indivíduo. Quando não há entusiasmo em se cuidar, falta motivação e, também, não há preocupação com os fatos à sua volta, é um comportamento que exige cuidados.

  • Perda de rendimento na escola – O rendimento escolar de um aluno vítima de um quadro depressivo é insuficiente. Quando isso ocorre, não adianta cobrança dos pais nem pressão dos professores. Isso poderá agravar ainda mais a situação
  • Profundo sentimento de tristeza – Quem sofre de depressão está com seu humor afetado. Irrita-se e chora com certa facilidade e mesmo em ambiente alegre, não consegue acompanhar os risos e a alegria dos que estão à sua volta.
  • Isolamento – Tudo gira em torno de si mesmo. Há o desinteresse pela afetuosidade com os membros da família e o companheirismo dos amigos. Pode significar um sintoma.  
  • Alimentação irregular – Come excessivamente levando à obesidade ou perda do apetite. Esse descontrole extremado pode significar sintoma desse mal.
  • Perda da esperança – O deprimido acha que nada vai dar certo para ele. Sua auto-estima, portanto,  está em baixa. Não acredita em si mesmo, não acredita em solução dos problemas mais simples. Até as frustrações insignificantes podem aprofundar ainda mais seus sentimentos depressivos.
  • Doenças físicas – Alguns sintomas de doenças físicas são consequências do estado depressivo. Por exemplo: pressão no peito, acidez estomacal, palpitações cardíacas, dificuldades respiratórias podem ser consequências de um desequilíbrio emocional

 Causas

As de um estado de depressão é muito variada. Cada pessoa tem uma história que gerou esse mal que nem sempre se assemelha com a história da outra pessoa. Há algumas causas mais comuns que podemos mencionar aqui a fim de conhecermos melhor as origens desse mal. Por exemplo:

  • A perda de uma pessoa querida e próxima. A perda de um membro da família é um dos fortes causadores de mal;
  • Esgotamento físico. O excesso de atividades físicas podem possibilitar esse quadro;
  • Esgotamento emocional. Quando há uma fase muito difícil, o desgaste emocional torna-se precipitador de um estado depressivo.
  • Quando há uma doença na família e, essa enfermidade se prolonga por muito tempo, a depressão se instala tanto no enfermo quanto nos familiares;
  • Forte clima de tensão no ambiente familiar e no trabalho. Também o nervosismo, a irritação e situações que estão fora de controle são propícios a esse sentimento;
  • O rancor e a mágoa em certas pessoas são difíceis de sair. Esses sentimentos se instalando, mesmo que tenha passado muitos anos de fato, vez por outra a pessoa pode se sentir deprimida sem estar consciente da causa. Sendo que a causa pode ser a mágoa, antiga ou recente ainda não resolvida;
  • A falta da mãe ou do pai quando ocorre a separação, torna-se uma situação que leva a sentimentos depressivos tanto no casal separado quanto nos filhos;
  • A visão que a pessoa tem de si mesma é muito importante para sua saúde. Achar que não é nada, que é inferior a tudo e a todos, é um quadro favorável a uma crise depressiva;
  • Pecados cometidos e ainda não confessados. Erros passados ainda não resolvidos, carregando consigo sentimentos de culpa. A falta de arrependimento;
  • Se alguém comete alguma injustiça, ou um mal que provoque ira, a reação é imediata. Se a ira for reprimida e não adequadamente conduzida para corrigir injustiças ou erros, isso faz gerar um estado depressivo;
  • A solidão deixou de ser particularidade dos idosos. Muitos jovens se retraem e se isolam dos demais. Essa atitude pode ser conseqüência de um estado depressivo, ou o isolamento por determinados motivos pode levar a um estado depressivo;
  • Outra causa é a falta de propósitos, de objetivos na vida. É um mal que deve ser evitado. A Bíblia está repleta de recomendações para que se busquem propósitos (Eclesiastes 8.6), ideais, alvos na vida que devem ser atingidos. Filipenses 3.14. Caso isso não ocorra, cria-se um sentimento vulnerável à depressão.

Segundo os psicólogos evangélicos Frank Minirth e Paul Meieer, “as raízes da maioria dos casos de depressão são a ira e a hostilidade acumuladas contra a própria pessoa, e os rancores guardados no coração.”

Fuga

Há pessoas que sofrem desse mal e procuram sair dessa situação desesperadora de qualquer jeito. Às soluções encontradas e que são artificiais chamamos de fuga. A fuga é um sentimento passageiro de bem estar mas que não cura. Piora, muitas vezes. Por exemplo, o jovem deprimido busca nos jogos de vídeo-game algo que o faça esquecer seus problemas. São horas e horas diante das realidades virtuais fugindo da sua realidade emocional. Outros, influenciados por más companhias, buscam nas drogas a solução.

Há solução na Palavra de Deus

Leve a Palavra de Deus a quem sofre desse mal. Ou, busque conforto na Palavra de Deus se você sofre desse mal. Na Palavra de Deus há solução para todos os males.

Se a depressão invade o coração quando:

  • Você está sofrendo a perda de alguém próximo e querido

A Bíblia diz que “Deus consola os abatidos” II Co 7.6ª. Se quem passou a eternidade, “dorme no Senhor”, a Bíblia diz: Só Jesus dá a certeza da ressurreição e da vida! João 11.25

  • Você se sente magoado e ofendido

A Bíblia diz: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte” Provérbios 18.19. Porém, Mateus 6 e 14 diz: “…se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.”

  • A visão de si mesmo está inferiorizada

Você é a parte do povo mais importante da face da terra. A Bíblia diz: “Vós sois a geração eleita, o  sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus…” I Pedro 2.9,10. Mas há outros importantes textos da Palavra de Deus que ajudam a sair dessa situação.

  • Os pais são separados gerando insegurança e solidão

A Bíblia diz que Deus olha para você e vê o seu estado de solidão e aflição ( Salmo 25.16). E, no Salmo 4 e 8 diz: “Em paz também me deitarei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.”

  • Há enfermidade no lar

A Bíblia diz: “Eu sou o Senhor que te sara” Êxodo 15.26.

  • Aparentemente não há solução para algum problema

A Bíblia diz que “o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã” Salmo 30.5.

  • Faltam perspectivas e objetivos na vida

A Bíblia diz: “Prossigo para o alvo…”Filipenses 3.14. Prosseguir envolve esforço, determinação e coragem. Antes do “alvo”, conquiste esses reforços espirituais na Palavra de Deus.

  • Sentindo-se desanimado

Paulo fala na sua segunda carta aos Corítios: “Pelo que estamos sempre de bom ânimo…” II Co 5.6.

  • Perda de bens e os amigos abandonaram

Leia a história de Jó no seu próprio livro, Jó foi o exemplo de persistência e confiança em Deus

  • A solidão bate à porta

A Bíblia diz que “ Deus faz que o solitário viva em família…” Salmo 68.6 Deus providenciou um lar e uma família para todos os seus filhos. Ele é um Deus que não desampara.

  • Busque a vitória

Busque a vitória desse mal. Peça ajuda de Conselheiros Cristãos especializados na área. Ore com seu pastor. Não deixe a depressão aumentar. Resista. Deus lhe dará vitória. Busque na leitura diária da Palavra de Deus as forças necessárias para resistir “o dia mal.”

O Espírito do Senhor te dá saúde!

 

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

Compartilhe!

Deixar um comentário

© Seara de Cristo - Todos os direitos reservados.

Scroll to top