Connect with us

Adultos - Betel

A fidelidade, bondade e veracidade de Deus

Publicado

em

EDIÇÃO: 74 – 2º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 09 – 30 de maio de 2021

TEXTO ÁUREO

“As benignidades do Senhor cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.” Sl 89.1

VERDADE APLICADA

Podemos descansar na fidelidade, bondade e veracidade do Senhor, pois Ele não muda.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Sl 89

2. Pois disse eu: a tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo:

3. Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi:

4. E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua fidelidade também na assembleia dos santos.

5. Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?!

6. E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.

7. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira / Dt 7.9

Deus, o Deus fiel, guarda o concerto.

Terça-feira / II Sm 7.22

Não há outro semelhante a Deus.

Quarta-feira / Sl 23.6

Tua bondade me seguirá todos os dias.

Quinta-feira / Sl 36.5

Tua fidelidade chega até as excelsas nuvens.

Sexta-feira / Is 46.9

Não há outro Deus.

Sábado / ITs 1.9

O Deus vivo e verdadeiro.

INTRODUÇÃO

O salmista diz que a sua boca anunciará a fidelidade de Deus, não se calará. Esse atributo é próprio dEle; pertence à Sua natureza; é algo que o destaca; aquilo que é inteiro no Seu caráter, não é mutável e nem enganoso.

I- A FIDELIDADE DE DEUS

Russell Joyner (Teologia Sistemática – Stanley Horton): “Os deuses das religiões do Oriente Próximo eram volúveis e caprichosos. A grande exceção era o Deus de Israel. Ele é fiel na sua natureza e nas suas ações. A palavra hebraica amen, “verdadeiramente”, é derivada de uma das mais notáveis descrições do caráter de Deus, que reflete a sua certeza e fidedignidade (Is 25.1 – firmeza – ‘emunah, ‘omen – lit. ‘fidelidade de confiabilidade’)”.

1. Deus é fiel a Si mesmo.

A fidelidade de Deus não está atrelada à nossa fidelidade, pois nós somos falhos e volúveis nos nossos pensamentos, propósitos e promessas (II Tm 2.13). A questão de negar-se a si mesmo é uma questão de caráter de Deus, o caráter de Deus não muda nem sofre sombra de variação (Tg 1.17). Esta fidelidade consiste no fato de que Deus não desfaz nem muda de opinião a respeito de algo que porventura tenha afirmado. Ele, sendo fiel em Sua natureza, não descumpre as cláusulas do contrato firmado para conosco e mostra a Sua fidelidade como nosso escudo e broquel (Sl 91.4).

2. Deus é fiel nos Seus propósitos.

Deus tem os seus desígnios, projetos, planos, aquilo que Ele colocou como realização. Todas as intenções de Deus já se cumpriram ou ainda vão se cumprir cabalmente. O propósito de Deus continua o mesmo desde a criação do mundo quando o homem caiu; que haveria de nascer um Redentor que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). O propósito de Deus na salvação da humanidade independe da aceitação ou não de alguns homens e de Satanás com os seus anjos, pois vai acontecer! Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor (I Co 1.9).

3. Deus é fiel nas Suas promessas.

As promessas de Deus são afirmativas de que se dará ou fará alguma coisa, é um compromisso oral ou escrito em Sua Palavra. Algumas promessas já aconteceram, outras ainda vão acontecer até que se cumpra cabalmente tudo que Ele prometeu. Promessas de bênçãos terrenas e promessas de bênçãos celestiais (Hb 10.23). Tudo que prometeu vai acontecer, Sua fidelidade garante. Se você tem promessa de Deus na sua vida, descanse na fidelidade do Senhor, pois Ele, além de ser fiel, é poderoso para cumprir. Desde que você não saia da posição que o próprio Deus o colocou. Mantenha a postura de fé e não altere o percurso que Deus escolheu.

II- A BONDADE DE DEUS

A bondade de Deus faz parte de Sua essência! É uma característica intrínseca do Senhor, inerente, próprio, que existe por si só e se estabelece fora de qualquer convenção. A bondade de Deus se manifesta por meio daquilo que Ele criou, na forma misericordiosa com que se relaciona com a Criação. A bondade de Deus é eterna, infinita, ilimitada e abundante. Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida): “A bondade de Deus pode ser definida como as perfeições coletivas de sua natureza e a benevolência de seus atos (Sl 119.68)”.

1. Deus é bom em todo o tempo.

O salmista diz: “Provai e vede que o Senhor é bom” (Sl 34.8). A bondade de Deus é um atributo comunicável, que os seres humanos podem usufruir e participar. Deus compartilha e o homem pode experimentar ser bondoso, porque é uma virtude do fruto do Espírito (Gl 5.22). Deus é necessariamente bom. Ele é bom por natureza e não só por vontade. Não existe nenhuma possibilidade dEle se tornar mau. Ele é bom em si mesmo, Ele é a própria bondade, não tem como mudar para melhor, porque não existe espaço para acrescentar bondade, nós podemos melhorar, mas Deus já é toda bondade na sua plenitude. Deus é absolutamente bom

2. A bondade de Deus se manifestou em Jesus Cristo.

A bondade de Deus vai além de qualquer atitude bondosa que já conhecemos. Sua bondade o fez amar o mundo de tal maneira ao ponto de levar o Seu único filho para morrer na cruz do Calvário para nos resgatar. Sua bondade nos transportou para um reino de paz, justiça e alegria. Sua bondade nos amou e nos amará até durante a eternidade, sua bondade nos promete um lugar de descanso e de governo junto com Cristo.

3. A bondade de Deus se manifesta pelo Seu socorro.

A Palavra de Deus diz que mesmo os justos sofrem muitas aflições, provações e tribulações. O salmista declarou: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” (Sl 34.19). Na história bíblica vemos a bondade de Deus operando na vida de muitos personagens. Quando deveriam ser fulminados, o Senhor vem com a Sua bondade, opera livramentos e provê o necessário. Porque é interesse do Senhor continuar sendo bom, apesar das nossas falhas e pecados (Lm 3.25). Deus é guarda fiel do seu povo (Sl 121; 31.19).

III- A VERACIDADE DE DEUS

A veracidade ou verdade de Deus é o atributo que o define como perfeitamente confiável. Tudo o que há em Deus, assim como o que Ele fala é verdadeiro. A Bíblia chama o Deus trino de verdade ou verdadeiro (Sl 31.5; Jo 3.33; 14.6; 16.13; 17.3; I Jo 5.6; Ap 19.11]. Deus criou o mundo real e Deus revela a real verdade sobre Ele mesmo por meio da Sua criação. A realidade é que Deus criou e sustenta, o Seu governo se estende pela Sua providência imutável. A veracidade é um dos múltiplos aspectos da perfeição divina, pois Deus é ao mesmo tempo veraz e perfeito.

1. O Senhor Deus é a própria verdade.

O profeta Jeremias declara: “Mas o Senhor Deus é a verdade; é o Deus vivo e o Rei eterno (…). Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.” (Jr 10.10a, 12). Paul Washer: “Quando a palavra veracidade é usada com relação a Deus, significa que o caráter de Deus é inteiro, sem falta, inalterável. Há três palavras que podem ser empregadas para descrever a integridade de Deus

(a) Deus é verdadeiro – Ele é real; não fabricado, não inventado, nem por imitação.

(b) Deus é veraz – Ele só age e fala dentro da esfera da verdade. A falsidade é contrária à Sua natureza.

(c) Deus é fiel – Ele fará tudo o que prometeu”. A mentira não faz parte da natureza de Deus: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Nm 23.19).

2. A verdade de Deus nunca mudou nem mudará.

A Bíblia relata várias passagens em que se confirma a veracidade de Deus, o Deus verdadeiro, que jamais alguém que o conhece pela fé poderá questionar. Ao longo da narrativa bíblica é manifesta Sua veracidade, que é transparecer a verdade, que coaduna com a Sua fidelidade. O apóstolo João escreveu: “Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro.” (Jo 3.33). Só quem é verdadeiro vela pela sua palavra para a cumprir. “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jr 1.12). Tudo pode passar, mas a palavra do Senhor permanece para sempre (I Pe 1.25; Sl 117.2).

3. A veracidade e a fidelidade de Deus são inseparáveis.

A fidelidade está sempre relacionada com a verdade, esses dois atributos andam juntos. A diferença é que a veracidade é a declaração das coisas como elas são, e a fidelidade é o cumprimento exato de Suas promessas e juízos. Como são inseparáveis, observamos que não pode haver a noção de fidelidade sem que esteja ligada à verdade. As palavras de Deus “são fiéis e verdadeiras” (Ap 22.6). Paulo escrevendo aos romanos disse: “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso” (Rm 3.4). Jesus Cristo é Fiel e Verdadeiro: cumpre tudo que as Escrituras revelam sobre Ele e é a Verdade (Ap 1.5; 3.14; 19.11).

CONCLUSÃO

A fidelidade e a bondade de Deus são completadas em nós, quando damos atenção às Suas palavras e cremos em Jesus Cristo como o único enviado do Pai. A nossa fidelidade não é declarada em contrato assinado em papel, mas lavrada nas tábuas do nosso coração.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados