Connect with us

Adultos - Betel

Jetro – Conselhos sábios aliviam fardos

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 298 – 4º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 01 – 05 de outubro de 2025

TEXTO ÁUREO

“Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer”. Êxodo 18.18.

VERDADE APLICADA

É preciso avaliar conselhos e sugestões à luz da Palavra de Deus, em todas as áreas da vida, pois pertencemos ao Senhor.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Êxodo 18

21 E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.
22 Para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarei da carga, e eles a levarão contigo.
23 Se isto fizeres, e Deus te mandar, poderás então subsistir, assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar.
24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Êx 2.16-20
Moisés salva as filhas de Jetro dos pastores maldosos.
Terça-feira – Êx 2.21-25
Jetro dá a Moisés sua filha Zípora como esposa.
Quarta-feira – Êx 3.1
Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro.
Quinta-feira – Êx 4.18
Moisés pede ao sogro para visitar seus irmãos.
Sexta-feira – Êx 18.1
Jetro ouve falar das maravilhas de Deus ao povo de Israel.
Sábado – Nm 10.29
O Senhor prometeu boas coisas a Israel.

INTRODUÇÃO

O conselho de um crente fiel pode influenciar nossa vida positivamente. Nesta lição, veremos como Jetro ajudou seu genro Moisés na liderança do povo de Deus no deserto. O conselho positivo de Jetro auxiliou Moisés a diminuir o desgaste e as preocupações diante das muitas causas dos israelitas no caminho para Canaã.

I – O CONHECENDO JETRO

Jetro é um nome que em hebraico significa “excelência” ou “excelente” Também chamado Reuel (Êx 2.18; Nm 10.29), Jetro era sacerdote na terra de Midiã e um dos filhos de Abraão com Quetura (Gn 25.1-6; I Cr 1.32). Era um homem equilibrado, de bom senso e conselheiro. Deu a filha Zípora e Moisés em casamento (Ex 2.21), e eles tiveram dois filhos: Gérson e Eliézer (Êx 2.22; 18.3,4; At 7.29).

1. Maior que todos os deuses. Moisés contou a Jetro todas as maravilhas que Deus havia feito ao tirar o povo de Israel da escravidão do Egito. O coração de Jetro se alegrou muito com o bem que o Senhor havia feito aos israelitas; então, bendisse o Senhor, e O reconheceu como maior que todos os deuses, porque sobrepujou os que trataram Israel com soberba (Êx 18.8-11).
2. Jetro, o bom conselheiro. Jetro foi ao encontro de Moisés no acampamento dos israelitas, no deserto, no monte de Deus, levando consigo a esposa e os filhos de Moisés (Êx 18.1-5). Jetro se preocupou muito com o excesso de trabalho de seu genro ao conduzir tantas pessoas pelo deserto e ainda julgar suas causas. Ele ficou preocupado ao perceber que talvez Moisés não aguentasse aquela carga por muito tempo. Assim, numa demonstração de sabedoria e bom senso, pensando em aliviar o genro daquela árdua tarefa que ele exercia sozinho, Jetro disse: “Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti”; Êx 18.17,18.
3. Jetro diz o que fazer. Jetro se mostrou muito sábio e experiente ao orientar Moisés, dizendo que ele precisaria, primeiro, escolher homens capacitados, de caráter reto e tementes a Deus. A esses homens, Moisés deveria ensinar todos os estatutos e leis do seu povo, treinando todos eles conforme os parâmetros de administração e comportamento que Moisés já havia estabelecido. Assim, Jetro nos deixou uma aula completa de boa administração e liderança, aplicável na vida e nos negócios ainda hoje (Êx 18.17-27).

II – APRENDENDO A OUVIR

O sábio Salomão disse que o tolo faz seu caminho reto aos próprios olhos (Pv 12.15); porém, na multidão de conselhos existe segurança (Pv 11.14). Esse é um bom paralelo entre tolos e sábios na condução da própria vida. Quando buscamos ao Senhor em oração e andamos sob a direção do Espírito Santo, Ele nos leva a construir relacionamentos saudáveis, que somam em nossa caminhada nesta terra. Portanto, é preciso saber ouvir e discernir os conselhos prudentes, que nos fazem vitoriosos (Pv 24.6).

1. Jetro e Paulo para hoje. Assim como Jetro orientou Moisés, o Apóstolo Paulo também orientou Timóteo sobre a necessidade de contar com homens fiéis, idôneos e tementes a Deus, que soubessem ensinar outros (II Tm 2.2). Embora Jetro oferece uma solução estrutural para a liderança, enquanto Paulo prioriza a formação moral e teológica dos ajudadores do líder, a verdade é que esses dois conselhos são bastante úteis para evitar o esgotamento das lideranças e promover uma boa organização ministerial ainda hoje.
2. O melhor conselho está na Bíblia. Deus chama a atenção do Seu povo para Seus conselhos e repreensões, para que sejamos sábios em nossos últimos dias (Pv 19.20). Rejeitar os conselhos de Deus é como rejeitar o próprio Deus: “Antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor”, Pv 1.25,26.
3. A procedência do conselho. Assim como os conselhos de pessoas tementes a Deus nos abençoam, os conselhos que não estão alinhados com as Escrituras nos colocam em risco. É preciso ser prudente e avaliar se quem está nos aconselhando é uma pessoa idônea, fiel e temente a Deus. Vejamos o que devemos nos perguntar nesses casos: (1) O conselho é para edificação? (2) O conselho é para exortação? (3) O conselho é para consolação? (1 Co 14.3). Em caso de respostas positivas, podemos atentar para o conselho que nos está sendo transmitido; do contrário, continuemos a orar a Deus para encontrar a resposta que necessitamos.

III – REJEITANDO OS MAUS CONSELHOS

Os cristãos não devem andar segundo o conselho dos ímpios, porque o caminho deles perecerá (Sl 1.1,6). Para ser felizes e prósperos em tudo, devemos ter prazer na lei do Senhor e andar com bons conselheiros, pois muitos querem nos atrair com conselhos enganosos (Pv 12.5).

1. Conhecendo o conselheiro. Conversas que não edificam tendem a contaminar as orientações que recebemos de Deus, corrompendo nossos bons costumes (I Co 15.33). Ceder aos conselhos mundanos, de pessoas que não têm comunhão com Deus, é abrir espaço para que valores como integridade, fidelidade e respeito, por exemplo, sejam desprezados.
2. Analisando o conselho. Ao receber um conselho, procure não o colocar em prática de imediato: primeiro, busque a direção de Deus em oração; depois, confronte a orientação recebida com seus princípios. Jetro orientou Moisés a consultar o Senhor antes de tomar qualquer decisão, e é isso que devemos fazer sempre. Moisés sentiu firmeza na estratégia de seu sogro, Jetro, e fez tudo que ele lhe disse (Êx 18.23,24), sendo bem-sucedido em tudo que colocou em prática.
3. Cuidado com os maus conselhos. Há muitos tipos de pessoas negativas no mundo: ciumentas, invejosas, sabotadoras, e assim por diante. Por isso, seus conselhos podem nos levar a decisões erradas, capazes de causar perdas financeiras e pessoais. Portanto, observe, avalie, questione-se e, principalmente, consulte o Senhor.

CONCLUSÃO

Todo conselho deve ser analisado à luz das Escrituras, em oração e na direção do Espírito Santo, desde sua fonte até a tomada de decisão. Avaliar os impactos positivos e negativos do que ouvimos é uma decisão sábia, que pode evitar danos e prejuízos mais adiante.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados