Adultos - Betel
Os compromissos dos discípulos de Cristo
EBD – Adultos – EDIÇÃO: 314 – 1º Trimestre – Ano: 2026 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 03 – 18 de janeiro de 2026
TEXTO ÁUREO
“Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no”, Mateus 4.20.
VERDADE APLICADA
O discípulo deve honrar seu compromisso com Cristo, seguindo pelos caminhos que Ele o direcionar.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Mateus 4
- E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, eAndré,os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
- E disse-lhes:Vinde após mim,e eu vos farei pescadores de homens.
- E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os.
Mateus 28
- Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
- Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – Jo 15.12
O compromisso cristão de amar o próxímo.
Terça-feira – I Jo 2.6
Andar como Cristo é comprometer-se com Ele.
Quarta-feira – Lc 9.60
O discípulo se compromete a seguir o Mestre.
Quinta-feira – Mt 22.37
O compromisso de amar a Deus acima de tudo.
Sexta-feira – Hb 10.25
O compromisso com a congregação.
Sábado – Nm 30.2
O compromisso com o voto a Deus.
INTRODUÇÃO
Ao atender ao chamado do Senhor para um viver comprometido com Ele, assumimos os muitos compromissos que atestam a autenticidade dos discípulos de Jesus. Dentre outros, o compromisso com a igreja local, com o contínuo cuidado pessoal e com ter a Palavra de Deus como regra de fé e conduta. Tais compromissos contribuem para nossa edificação, o testemunho cristão e a Glória de Deus.
I – O CHAMADO PARA O COMPROMISSO
Quando atendemos ao chamado do Senhor para ser Seus discípulos, contamos com a garantia de Seu contínuo cuidado para conosco (I Pe 5.7). Ele toma conta de toda a Criação e dá especial cuidado a quem O ama (Sl 145.20). Se Deus cuida das flores e dos passarinhos, quanto mais cuidará de nós, que assumimos um compromisso com Seu Filho (Mt 6.26-34). Diante disso, devemos nos perguntar se estamos determinados a seguir Jesus e aprender com Ele. Embora essa não seja uma tarefa fácil, Jesus prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20).
1. O compromisso de carregar a própria cruz. Assumir um compromisso com Cristo requer renúncia e disposição para segui-lo e carregara própria cruz. Isso envolve um comprometimento incondicional com Cristo, que é crucificar o eu: “E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”, Lc 14.27. Jesus estava dizendo que, para segui-Lo, precisamos nos submeter à disciplina do Evangelho e não desistir da jornada cristã, independente das circunstâncias. Carregar a cruz não é abandonar todos os sonhos e projetos, mas submetê-los ao Senhorio de Cristo e assumir as responsabilidades de discípulo, obedecendo às Suas ordenanças com a certeza de que já não somos mais nós que vivemos, mas Cristo vive em nós (Gl 2.20).
2. O compromisso de ser verdadeiro. A verdade tem em si uma grandeza espiritual, presente em quem assume o compromisso de refletir o Caráter de Cristo no mundo (Fp 2.5). Isso significa caminhar na luz, sem mentiras ou atitudes obscuras (Lv 19.11). A Bíblia não diz que Jesus é uma possível verdade, mas que Ele é a Verdade (Jo 14.6). Assim, o verdadeiro discípulo de Cristo deve sempre dar testemunho da verdade, seja em sua vida pública ou privada (Jo 8.32).
3. O compromisso com a obediência. Colocar Jesus em primeiro lugar é uma característica do discípulo, que tem o compromisso de obedecê-lo de todo o coração (I Pe 1.22). A obediência, portanto, é uma das virtudes da vida cristã e está diretamente relacionada ao amor a Deus e aos Seus Mandamentos (Jo 14.15). Nesse processo, os discípulos conectados a Cristo se distanciam do pecado e se inclinam às virtudes dо Espírito, mantendo-se fiéis aos princípios do Evangelho.
II – O COMPROMETIMENTO COM CRISTO
O comprometimento do discípulo com Seu Senhor Jesus Cristo se expressa no comprometimento com o desenvolvimento da igreja local, com o contínuo autoexame à luz da Palavra, com a ajuda do Espírito Santo, e com as Escrituras Sagradas como regra de fé e conduta.
1. Comprometidos com a Igreja. Entre os compromissos dos discípulos do Senhor está a Igreja, coluna e firmeza da Verdade (I Tm 3.14-16). A Igreja é o Corpo de Cristo, cujos membros diferentes e diversos exercem diferentes funções (Rm 12.4-5). A adequada atuação de cada parte do Corpo o faz crescer e se desenvolver (Ef 4.16). Paulo escrevendo aos coríntios diz que os membros do Corpo de Cristo cuidam uns dos outros (I Co 12.25). Portanto, aquele que verdadeiramente está comprometido com Cristo, expressa comprometimento com o cuidado, a participação, a cooperação e o sustento da igreja local.
2. Comprometidos com o autoexame. O autêntico discípulo de Cristo está em constante vigilância e oração, pois sabe que depende inteiramente da Graça e da Misericórdia do Senhor (Lm 3.22). Sabe da relevância de estar atento quanto ao seu estado espiritual para não ter o coração carregado do que desagrada ao Senhor (I Co 11.28; Lc 21.34). Contudo, devemos estar bem cientes de que até mesmo para praticar o autoexame e cuidar de nós dependemos da luz da Palavra de Deus e da ação do Espírito Santo, pois não somos autossuficientes (Sl 139.23-24; II Co 13.5).
3. Comprometidos com a Palavra. O amor a Deus nos leva ao compromisso com Sua Palavra. O discípulo que constrói uma relação afetiva com o Reino está disposto a obedecer à Palavra de Deus (Jo 14.15) e apreender tudo que nela está escrito (Tg 1.22). Quanto mais cultivamos a leitura е a meditação na Palavra de Deus, mais nos aproximamos de Deus e vamos vencendo as investidas do maligno.
III – O DISCÍPULO DE CRISTO E A ÉTICA
O comprometimento com Cristo influencia todas as áreas da vida do discípulo, inclusive a moral. Para tanto, num contexto de corrupção, imoralidade, relativismo, hedonismo e tantas outras características, o discípulo de Cristo busca, na Bíblia, conhecer os princípios que nortearão suas escolhas, decisões, ações e reações. Seu sistema de crenças e valores é resultado do comprometimento com Cristo e da consciência de que seu viver deve glorificar a Deus.
1. Resplandecendo no mundo. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Filipos, diz que eles deveriam ter um comportamento exemplar não somente dentro da Igreja, mas também na sociedade em que viviam (Fp 2.15). Paulo compara a vida dos discípulos de Cristo com a diferença produzida pela luz num ambiente escuro. A ética cristã enfatiza a responsabilidade pessoal e coletiva de agir de forma moral, buscando fazer o bem e não o mal, mesmo em um mundo marcado por desafios complexos. É o comportamento daquele que nasceu de novo, considerado luz, sal e testemunha de Jesus Cristo. Para tanto, dependemos da Palavra de Deus e da ajuda do Espírito Santo.
2. O compromisso com o bem. A ética cristã é a ética do amor. O Apóstolo João escreveu que conhecemos o amor com que Cristo deu Sua vida por nós, e nós devemos nos doar ao próximo (I Jо 3.16) Nosso amor deve se expressar em ações (I Jo 3.18), perseverando em fazer o bem (Gl 6.9). O Apóstolo Paulo aconselha os discípulos de Cristo a evitarem o mal e se apegar ao bem (Rm 12.9). Portanto, Deus nos chama a abrir o coração para o amor leal e abnegado (I Co 13.4-6).
3. A base da ética cristã: A Palavra de Deus. Não é possível uma ética cristã sem fundamento bíblico. Para o discípulo de Cristo, os princípios bíblicos precedem a ética. O salmista declara que a Palavra de Deus é luz que ilumina o seu viver e dá sabedoria (Sl 119.105,130). Estamos no mundo, mas não somos do mundo. Fazemos parte de diferentes grupos sociais e convivemos com pessoas que ainda não nasceram de novo. Portanto, é preciso constante vigilância, que a Palavra de Deus abunde em nosso coração, orar em todo o tempo e sermos guiados pelo Espírito para identificar e aplicar os princípios bíblicos nas diversas situações do nosso dia a dia.
CONCLUSÃO
O compromisso do discípulo de Cristo é uma entrega total e contínua, marcada por: obediência à Vontade de Deus, amor ao próximo e viver segundo os ensinamentos de Jesus. Esse chamado exige renúncia, fidelidade aos princípios cristãos e testemunho da fé em meio aos desafios do mundo. Por fim, o discípulo deve refletir o Caráter de Cristo, contribuindo para a expansão do Reino de Deus com humildade, coragem e esperança.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel
