Connect with us

Adultos - Betel

O primeiro milagre de Jesus: A transformação da água em vinho

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 288 – 3º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 04 – 27 de julho de 2025

TEXTO ÁUREO

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”, João 2.11.

VERDADE APLICADA

Jesus Cristo tem poder para transformar vidas e situações, levando adiante o plano de Deus na vida daquele que crê e obedece.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 2

  1. E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.
  2. E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
  3. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
  4. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
  5. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
  6. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
  7. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Fp 4.19
Jesus supre as nossas necessidades.

Terça-feira – Jo 2.1,2
Jesus cultivava uma vida social.

Quarta-feira – Lc 7.33,34
Jesus foi julgado por se relacionar com todos.

Quinta-feira – Jo 2.4
Jesus tem a hora certa de operar.

Sexta-feira – Jo 6.14
Os milagres nos levam a crer em Deus.
Sábado – Mt 13.58
Se crermos, ele pode fazer milagres.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, abordaremos alguns aspectos acerca do primeiro milagre de Jesus, realizado em um casamento em Caná da Galileia, extraindo lições preciosas a serem aplicadas ao discipulado cristão, como: o poder de Jesus para prover e transformar; a relevância da conexão entre fé e obediência; o contínuo crescimento do discípulo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo ao longo da jornada.

I – OS DISCÍPULOS CRERAM NO FILHO DE DEUS

Alguns começaram a seguir Jesus antes mesmo de verem Seus milagres (Jo 1.37-51). Dois eram discípulos de João Batista e, ao ouvir o testemunho que este deu sobre Jesus, passaram a seguir o Mestre. Natanael creu quando Jesus lhe disse que já o tinha antes de ser chamado por Filipe e que “coisas maiores” ele ainda testemunharia (Jo 1.35-37; 1.48-51).

  1. A cidade de Caná.Caná estava localizada, provavelmente, a 12km do Nordeste de Nazaré aproximadamente. Nessa pequena vila da Galileia, Jesus Cristo realizou Seu primeiro milagre ao transformar água em vinho em uma festa de casamento (Jo 2.6-10). Dentre os evangelistas, somente João descreveu esse milagre do Filho de Deus (Jo 2.1-11). É possível fazer uma analogia entre o primeiro milagre de Jesus ser realizado em uma festa de casamento e a importância da família para Deus (Gn 2.18), servindo como exemplo da diferença que Jesus faz quando está presente em nosso lar.
  2. A revelação do Filho de Deus. Quando Maria, mãe de Jesus, soube que o vinho tinha acabado, ela prontamente se dirigiu a Jesus e disse: “Não têm vinho” (Jo 2.3). Naquele momento, Jesus ainda não havia sido reconhecido como o Filho de Deus. As pessoas o conheciam como Jesus de Nazaré, o carpinteiro. No entanto, ao realizar aquele primeiro milagre, Sua glória foi manifesta, e os Seus discípulos creram nEle (Jo 2.11).
  3. O Filho de Deus traz alegria. O vinho, nos dias do Ministério de Jesus, representava alegria. Então, findando o vinho, acabaria a alegria. Assim, quando Maria diz a Jesus: “Não têm vinho” (Jo 2.3), ela sabia que a alegria dos noivos e convidados podia acabar também. Ao transformar a água em vinho, Jesus garantiu a felicidade daquele momento. A presença de Jesus afasta a tristeza e nos cerca de alegria (Sl 30.11,12).

II – A PEDAGOGIA DE JESUS

O Filho de Deus deixou vários ensinamentos a respeito dos muitos aspectos da vida humana, como falar para Ele as nossas reais necessidades (Jo 2.5) e obedecer a Seus mandamentos para testemunharmos e sermos beneficiados pelo milagre (Jo 2.7,8). Esses são pontos essenciais dos ensinamentos de Cristo, como vemos no Evangelho de João.

  1. Levando nossas necessidades a Cristo. Maria foi um vaso escolhido por Deus para gerar, criar e educar Seu Filho (Mt 1.18-25). Entre os presentes nas bodas de Caná, ninguém conhecia Jesus mais do que Maria, por meio de quem Ele veio ao mundo como homem (Lc 1.30- 38). Diante disso, ao comunicar a Jesus o término do vinho, Maria reconheceu que Ele tinha poder para mudar aquela situação, por isso disse aos serventes que somente obedecessem: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”; Jo 2.5. Aqui, Maria evidencia sua fé em Jesus como o Filho de Deus.
  2. Obediência e milagre. Jesus ordenou: “Enchei de água essas talhas, Jo 2.7. Havia ali seis talhas de pedra cheias de água para a purificação dos judeus, conforme a tradição mencionada em Mateus 15.2 e Marcos 7.3,4. Os empregados obedeceram a Jesus e encheram as talhas, e o milagre da transformação da água em vinho se realizou. Isso nos ensina que obedecer à Palavra de Deus é fundamental para alcançarmos os resultados desejados.
  3. A pedagogia do Filho de Deus. O primeiro milagre realizado por Jesus despertou a fé dos discípulos, que passaram a crer em Jesus como o Filho de Deus (Jo 2.11). Com isso, vemos que os momentos adversos também fazem parte da pedagogia de Jesus, que os usa para aumentar e solidificar a nossa fé (Sl 94.12).

III – UMA REVELAÇÃO ESPECIAL

Na resposta de Jesus a sua mãe, vemos que, mesmo tendo a natureza de Deus, Ele se submeteu à vontade do Pai (Jo 2.4; Fp 2.6), sendo em tudo dirigido pelo Espírito. Este primeiro milagre revelou a Sua glória, despertando e fortalecendo a fé dos discípulos (Jo 2.11). Depois disso, Jesus, Maria e os discípulos seguiram para Cafarnaum (Jo 2.12).

  1. Jesus revela Sua Divindade. Nas bodas em Caná, Jesus principiou os Seus sinais como o Filho de Deus (Jo 2.11) para os discípulos. Outra passagem que mostra a divindade de Jesus está em João 10.30, quando diz que Ele e o Pai são um. Portanto, ao realizar o primeiro de inúmeros sinais que acompanhariam Seu Ministério terreno, manifestando Sua divindade, atestando a veracidade de Seus ensinos e atos, revelando o Pai e a chegada do Reino de Deus, até chegar à cruz.
  2. A família de Jesus. A princípio, os outros filhos de Maria, ou seja, os irmãos de Jesus, não criam nele (Jo 7.5). Todavia, depois da Ressurreição, eles passaram a crer em Jesus como, de fato, o Filho de Deus (At 1.14). Os discípulos O seguiram mesmo não tendo plena compreensão da identidade Divina de Jesus e a totalidade do Plano da Redenção. Vemos que em Caná eles testemunharam a manifestação de uma parte da Sua glória (Jo 2.11), sendo fortalecidos na fé e passando a fazer parte de Sua família, e Jesus os amou até o fim (Jo 13.1).
  3. Os discípulos e a Igreja. Jesus convidou pessoas comuns para fazer parte do Seu Plano de Salvação (Mt 4.18- 21). Aparentemente, tal convite não dava nenhuma garantia de que valeria a pena abandonar trabalho, família e amigos para seguir um desconhecido. Pedro, André, Tiago e João nem questionaram o convite, eles apenas creram no Mestre, que lhes propôs uma nova vida (Mt 4.19). E, após a morte e ressurreição de Jesus, aqueles homens simples se tornaram os primeiros pastores da Igreja Primitiva (At 2.14).

CONCLUSÃO

O estudo do milagre operado por Jesus no início de Seu ministério terreno deve nos conduzir a uma sincera reflexão, com a indispensável ajuda do Espírito Santo, sobre a necessidade de continuarmos sendo fortalecidos na Fé em Cristo, prosseguirmos crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo e no anúncio a toda criatura sobre o poder de Jesus Cristo para transformar vidas e situações, de acordo com o plano Divino de salvação.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados