Connect with us

Adultos - Betel

O movimento pentecostal e a obra missionária – Levando o fogo de Deus às nações

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 270 – 1º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 12 – 23 de março de 2025

TEXTO ÁUREO

“E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, Marcos 16.15

VERDADE APLICADA

O discípulo de Cristo deve estar comprometido com o anúncio do Evangelho no poder do Espírito Santo, para a glória de Deus, e até que Cristo venha.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Atos dos Apóstolos 8

26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27 E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 35. Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Lc 9.2
Jesus enviou os discípulos para pregar o Reino.
Terça-feira – At 1.8
Revestidos para evangelizar o mundo.
Quarta-feira – At 2.41
A Igreja nasceu para ganhar almas.
Quinta-feira – At 13.1-4
Missionários enviados pelo Espírito Santo.
Sexta-feira – II Tm 4.5
Fazer o trabalho de um evangelista.
Sábado – I Pe 1.12
A excelência da evangelização.

INTRODUÇÃO

O Espírito Santo capacita a Igreja de Cristo para pregar o Evangelho, cumprindo a Grande Comissão.

I – O ESPÍRITO SANTO DIRECIONA A OBRA

O fervor evangelístico no Movimento Pentecostal floresceu no início do século XX, como vimos na Lição 7, e isso aconteceu devido à ação do Espírito Santo na conversão e na capacitação para o serviço. Esse fato aponta para uma ação posterior da regeneração, vida Lucas 24.47-49 e Atos 1.8. Essas passagens conectam o revestimento de poder com “pregar em todas as nações” e com “testemunhas até os confins da terra’: Assim, o revestimento de poder está fortemente associado ao serviço e ao testemunho cristão.

1. O Espírito Santo capacita. Os que professam a fé em Cristo têm sido perseguidos, em diferentes partes do mundo, desde o início da Igreja (Mt 5.10). Porém, apesar dessa realidade, os discípulos de Cristo são chamados a evangelizar (At 8.1-4), e isso nos faz ver que, sem o poder do Espírito Santo, o povo de Deus não pode cumprir a ordenança missionária de Cristo (At 1.8). Para os pentecostais, portanto, é fundamental buscar revestimento do Alto para cumprir com graça sua missão evangelizadora (Lc 24.49).
2. O Espírito Santo fortalece. Em um mundo onde muitos rejeitam os ensinamentos de Cristo, o trabalho no cumprimento da missão continua sendo desafiador, frente à perseguição crescente aos servos de Deus (Lc 10.2; I Pe 4.16). Entretanto, nada é capaz de parar os valentes missionários que, cheios do Espírito Santo, saem para evangelizar o mundo (At 4.31). O Espírito Santo transforma o ser humano caído em nova criatura, e levanta missionários, e revoga sentenças, e muda diagnósticos (II Co 4.8,9). Não há limite nem impossível para o poder e o agir do Espírito de Deus (Cl 1.11).
3. O Espírito Santo concede autoridade. Toda autoridade vem de Deus e é a nós concedida com um propósito (Rm 8.28). O Espírito Santo age no crente, a quem concede autoridade para testemunhar (At 1.8). Como fomos chamados como embaixadores do Reino para levar as Boas Novas de salvação, o Espírito Santo nos reveste com poder do Alto, e assim podemos proclamar, com autoridade, as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (I Pe 2.9).

II – O ESPÍRITO SANTO SEPARA E ENVIA

Jesus espera que as igrejas, cheias do Espírito Santo, vivam a mesma experiência do dia de Pentecostes, relatada no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Para isso, o Espírito Santo chama e prepara homens e mulheres para proclamar as Boas Novas do Evangelho (I Co 1.17).

1. A necessidade da obra missionária. O Senhor Jesus confiou à Sua Igreja uma empreitada de suma importância: a obra missionária (Mt 28.19; Mc 16.15,16). Desde a ascensão de Cristo aos céus (Lc 24.51; At 1.6-11), o Espírito Santo tem separado e enviado servos fiéis para o trabalho missionário, a fim de alcançar aqueles que estão perdidos (Lc 19.10). Certamente, fazer missão não é uma tarefa fácil; entretanto, o Senhor Jesus garantiu que o Espírito Santo capacitaria os chamados para a obra missionária (At 2.17).
2. O Espírito separou e enviou o Apóstolo Paulo. Sendo a obra missionária um mandamento direto do Senhor Jesus (Mt 28.19,20; Mc 16.16- 20; Lc 24.47; At 1.8), o Livro de Atos dos Apóstolos evidencia que, em Antioquia, o Espírito Santo separou o Apóstolo Paulo para ele estabelecer igrejas em suas viagens missionárias (At 13.2). De forma profética, o Espírito Santo separou Paulo para o trabalho missionário, a fim de levar o Evangelho aos gentios (At 22.21; Rm 11.13; Ef 3.8; I Tm 2.7). Depois de separado para o trabalho missionário, o Apóstolo Paulo deu início às suas viagens evangelizadoras.
3. O Espírito Santo é fonte do testemunho. Jesus disse que a vinda do Espírito Santo faria dos discípulos Suas testemunhas (At 1.8). O Espírito Santo concede à Igreja testemunhar com ousadia as boas-novas de Cristo (At 4.33). Atos dos Apóstolos registra os resultados do anúncio do Evangelho pelos primeiros discípulos, após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2.41). Depois da morte de Cristo, somente a presença do Espírito Santo poderia encorajar os discípulos a saírem pelo mundo e pregar a Ressurreição com fervor inabalável, mesmo enfrentando perseguição, tortura e morte (At 1.8).

III – AS MISSÕES E O MOVIMENTO PENTECOSTAL

Os muitos movimentos de avivamento, ao longo da história da Igreja, foram caracterizados por um poderoso interesse pela evangelização do mundo. Podemos atestar isso ao observar os muitos pregadores enviados ao povo, como: John Wycliffe; o fervor missionário da Igreja da Morávia; as pregações de John Wesley ao ar livre; dentre tantos outros exemplos. Esse efeito missionário não foi menor no início do século XX, quando surgiu o Movimento Pentecostal.

1. O movimento cresceu com o trabalho missionário. Para os pentecostais, nenhum outro trabalho é tão urgente quanto o trabalho missionário (Lc 10.1-2). A Assembleia de Deus no Brasil, por meio da obra missionária, expandiu pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, se propagou pelo Nordeste e avançou por todo o território nacional, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Esse crescimento ocorreu por intermédio dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma direta com a obra missionária (Mt 10.16).
2. O movimento que revolucionou a história da Igreja. A maneira como os pioneiros do Movimento Pentecostal lia e interpretava a Bíblia entrou em choque com a hermenêutica clássica existente no Brasil, isto é, com como se lia e interpretava a Bíblia até então (II Pe 1.20,21). Porém, o trabalho evangelístico dos primeiros missionários pentecostais passa por incontáveis testemunhos de milagres, curas e maravilhas operados entre o povo (Mt 10.8).
3. Um trabalho missionário inovador. O maior presente que Jesus concedeu à Sua Igreja ao derramar o Espírito Santo foi o poder de tornar-se uma igreja missionária, que exerce a grande comissão no poder e na autoridade do Espírito Santo (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; At 1.8; 2.1-4). Guiados pelo Espírito Santo, Daniel Berg e Gunnar Vingren impactaram a muitos ao pregar e ensinar, desenvolvendo o “quadrilátero pentecostal”: Jesus Cristo salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará. Essa nova dialética pentecostal fez com que muitos aceitassem a mensagem sobre o Espírito Santo e o Evangelho de Cristo.

CONCLUSÃO

Proclamar a Cristo é a principal tarefa da Igreja. Se Deus tem nos capacitado com o Espírito Santo para a Sua obra, devemos testemunhar a respeito de Cristo e da Salvação.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados