Connect with us

Adultos - Betel

Calebe: Perseverança na fé rumo à terra prometida

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 300 – 4º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 03 – 19 de outubro de 2025

TEXTO ÁUREO

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança”, Números 14.24.

VERDADE APLICADA

A perseverança nos leva a seguir em frente, atingir o alvo e alcançar as promessas de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Josué 14

  1. Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cardes-Barneia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
  2. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus.
  3. Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus.
  4. E, agora, eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos.
  5. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Nm 14.6-8
A terra espiada era muito boa.
Terça-feira – Nm 14.36-38
Calebe e Josué sobreviveram aos demais espias.
Quarta-feira – Nm 26.63-65
Calebe e Josué sobreviveram aos contados no Sinai.
Quinta-feira – Jz 1.20
Calebe recebeu a cidade de Hebrom como herança.
Sexta-feira – II Cr 15.7
O esforço tem recompensa.
Sábado – Is 40.29-31
Os que esperam no Senhor renovam as suas forças.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a história de Calebe, um dos doze espias enviados por Moisés para observar Canaã, a Terra Prometida, e fazer um relatório sobre como conquistá-la. Juntamente com Josué, ele passou uma impressão positiva da situação, em oposição à opinião dos outros espias.

I – A HISTÓRIA DE CALEBE

Calebe, cujo nome significa “cão” (transmitindo a ideia de fiel, corajoso), era filho de Jefoné, descendente do povo quenezeu (Gn 15.19; Nm 32.12). Todavia, como sua mãe era hebreia da tribo de Judá, ele era considerado um autêntico israelita, por isso foi um dos escolhidos para espiar a Terra Prometida (Nm 13.6). De personalidade marcante, Calebe mostrou perseverança e determinação ao aguardar com paciência a promessa do Senhor, e isso fez dele um homem vitorioso.

1. Avançar enquanto outros recuam. Calebe avançou, enquanto outros recuaram cheios de pessimismo e incredulidade (Hb 3.16-19). A coragem de Calebe fez com que ele se destacasse em meio à incerteza. Enquanto o medo paralisou os outros espias, ele deu um passo à frente, movido pela fé e pela determinação de quem não se abala diante dos obstáculos que os olhos veem (Nm 13.25-30).
2. O Senhor não se agrada de quem recua. Haja o que houver, não podemos deixar desfalecer a confiança que temos no Senhor. Devemos perseverar em fazer a vontade de Deus, mesmo em situações adversas ou quando não conseguimos compreender tudo que está acontecendo. Deus tem promessas ao Seu povo, é necessário continuar exercendo a nossa fé, pois andamos por fé e não por vista (II Co 5.7). O justo viverá pela fé; o Senhor diz que se ele recuar a Sua alma não terá prazer nele (Hb 10.37-39). Quem lança mão do arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus (Lc 9.62). Calebe foi um exemplo de visão, coragem, fé e perseverança para conquistar as promessas de Deus para a sua vida.
3. Falta de visão do Reino. A timidez e a covardia entraram no coração da maioria dos espias (II Tm 1.7), que se considerou inferior pela falta de fé. Esqueceram que o comandante era o Senhor dos Exércitos, o Deus de Moisés e de seus pais. À exceção de Calebe e Josué, os outros espias se revelaram pessimistas e incrédulos, dizendo que a terra era boa e produtiva, que mana leite e mel, mas a cidade era fortificada, habitada por um povo poderoso e por gigantes. Diante disso, eles não viam como atacar quem era mais forte do que eles (Nm 13.31-33).

II – OS BONS OLHOS DE JOSUÉ E CALEBE

Josué e Calebe foram os únicos espias a olhar a Terra Prometida na perspectiva de Deus. Algumas vezes, olhar na perspectiva humana pode nos levar a fracassar diante do que o Senhor tem preparado para nós. Possivelmente, a história de Davi e Golias teria outro resultado aos olhos humanos. Porém, olhar as circunstâncias adversas pela fé aumenta nossa possibilidade de vitória (I Co 15.57).

1. Calebe, exemplo de fé e otimismo. Calebe se posicionou favorável à tomada da terra, porque sentiu no coração a confirmação de Deus. Com fé e otimismo, Calebe fez o povo se calar perante Moisés, exortando todos a ter ânimo para possuir aquela terra em herança (Nm 13.30). Calebe nos ensina a não olhar para o tamanho do problema, porque não existe nada demasiadamente difícil para Deus (Jr 32.17).
2. Na dificuldade apareceram oportunidades. Os otimistas enxergam oportunidades onde os pessimistas veem dificuldades. O otimista Calebe não olhou para a cidade fortificada nem para os gigantes que a habitavam; pelo contrário, ele viu uma terra que manava leite e mel, rica na produção de muitos frutos. Diante dessa visão, pela fé, ele não olhou para as dificuldades. Então, Calebe mostrou confiança em Deus e incentivou a nação a avançar e conquistar Canaã (Nm 13.30-31).
3. A vontade de conquistar. Aos oitenta e cinco anos, Calebe pediu a Josué a região montanhosa de Hebrom como herança (Js 14.13), demonstrando seu desejo ardente de conquistar a terra que Deus havia prometido ao povo de Israel. Sua determinação e lealdade foram recompensadas, pois ele não apenas recebeu Hebrom, mas também viu a promessa de Deus se cumprir em sua vida, tornando-se um exemplo de perseverança e obediência.

III – A PROMESSA DE DEUS A CALEBE 

Calebe se destacou por sua fé e coragem, confiando na promessa de Deus de que a terra seria dada aos israelitas: “Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança”, Nm 14.24. Aqui, Deus reconhece a fidelidade de Calebe e promete que ele entraria na Terra Prometida, ao contrário da geração incrédula que pereceria no deserto.

1. Calebe confiou no cumprimento da promessa de Deus. Calebe tinha quarenta anos quando recebeu a promessa da terra como herança; e ele tinha oitenta e cinco anos quando pediu Hebrom a Josué, na certeza de que receberia aquelas terras ao derrotar os habitantes de Canaã (Js 14.7-12). Mesmo quando não vemos nada acontecer no aspecto humano, Deus está trabalhando em favor de Seus filhos. Calebe teve suas forças preservadas pela confiança na promessa de Deus (Js 14.11).
2. O tempo não apaga as promessas. Se o Senhor prometeu, a promessa vai se cumprir, não importa o tempo que leve para isso. O salmista esperou com paciência até que o Senhor ouvisse o seu clamor e o tirasse do charco de lodo onde ele se encontrava. Depois disso, o Senhor firmou os pés do salmista numa rocha e colocou um cântico novo em sua boca (Sl 40).
3. A disciplina leva a bons resultados. Além de fé e perseverança, Calebe tinha disciplina. Isso contribuiu para seu crescimento pessoal e espiritual, aguardando o cumprimento da promessa de Deus em sua vida e também para todo o povo de Israel. A disciplina leva o ser humano a conquistar suas metas.

CONCLUSÃO

Calebe é um exemplo de fé e coragem. Por sua fidelidade, Deus prometeu que ele herdaria a terra, e isso se cumpriu muitos anos depois, quando ele recebeu Hebrom como herança (Js 14.13,14). A história de Calebe nos inspira a ter confiança em Deus e perseverança para alcançar Suas promessas.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados