Adultos - Betel
Pedro: Deus transforma impulsos em missão
EBD – Adultos – EDIÇÃO: 308 – 4º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 10 – 07 de dezembro de 2025
TEXTO ÁUREO
“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”, II Pedro 1.1.
VERDADE APLICADA
O Senhor Jesus continua chamando e transformando vidas, para que sejam da família de Deus e Suas testemunhas até os confins da terra.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
I Pedro 1
- Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.
- Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância.
- Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.
I Pedro 2
- Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações.
- Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.
- Se é que já provastes que o Senhor é benigno.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – I Pe 1.3-7
As provações testam a fé
Terça-feira – I Pe 1.23-25
Regenerados com a semente incorruptível.
Quarta-feira – I Pe 2.11-17
O bom procedimento cristão.
Quinta-feira – I Pe 3.8-13
O sofrimento do cristão na prática do bem.
Sexta-feira – II Pe 3.8-10
O Senhor não quer que ninguém se perca.
Sábado – II Pe 3.18
Crescendo na graça e no conhecimento.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos como Pedro foi transformado por Jesus ao longo de seu discipulado, como narrado nos Evangelhos. Jesus chamou Pedro para que O seguisse. Apesar de sua impulsividade e dos momentos de fraqueza, Pedro experimentou uma mudança radical em sua vida por meio do relacionamento com Cristo; inclusive fazendo parte do círculo mais íntimo de discípulos do Senhor.
I – A ORIGEM DE PEDRO
Pedro foi um dos discípulos mais próximos do Senhor Jesus, juntamente com Tiago e João. Como um diamante bruto nas mãos do Senhor, ele personifica a transformação de Deus na vida daqueles que creem e se submetem ao Seu agir. Pedro, portanto, experimentou a transformação de vida que se espera dos discípulos de Jesus (II Co 5.17).
1. Local de nascimento, nome e família. Pedro, também conhecido como Simão Pedro ou Cefas, era galileu, nascido em Betsaida, uma vila de pescadores às margens do Mar da Galileia (Jo 1.44). Era filho de Jonas e irmão de André. Trabalhava como pescador, juntamente com o pai e o irmão. Foi levado a Jesus por André e, mais tarde, Jesus o chamou Cefas, do aramaico Kepa, que significa pedra (Jo 1.40-42).
2. Os convertidos fortalecem os irmãos. Jesus disse a Pedro: “E tu, quando te converteres, confirma a teus irmãos’; Lc 22.32,33. A conversão a Cristo deve provocar mudanças na vida do convertido. Pedro andava com Jesus, viu maravilhas e milagres, mas ainda faltava alguma coisa. Ao longo da caminhada com o Mestre, porém, a mudança foi ocorrendo paulatinamente, e Pedro se transformou de um discípulo impetuoso a um apóstolo cheio de unção e poder.
3. Pedro negou Jesus, mas se arrependeu. Pedro disse que ainda que fosse necessário morrer com Jesus, não O negaria (Mc 14.27-31). O Mestre, porém, disse que, antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes, o que de fato ocorreu. Mais tarde, Pedro teve a oportunidade de ter um encontro com o Jesus ressuscitado e ser restaurado. Jesus lhe perguntou três vezes: “Simão, amas-me?”, Jo 21.15-17. Tudo leva a crer que, para cada uma das três vezes negativas de Pedro, ele teve três oportunidades de afirmar seu amor pelo Mestre.
II – DE SIMÃO A PEDRO
Para lapidar uma pedra preciosa é necessário que ela passe por um processo de polimento. Pedro era um homem simples. No início, não compreendeu o que seria o Reino de Deus, mas Jesus investiu naquele a quem chamou para ser pescador de homens (Mt 4.19).
1. Sendo aperfeiçoado. Pedro passou por algumas fases na vida. Aos olhos humanos, talvez não fosse possível mudar seu jeito impetuoso de ser, como quando cortou a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote (Jo 18.10). Muitos discípulos de Jesus o abandonaram, mas Pedro, que estava sendo aperfeiçoado, disse: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”, Jo 6.60-69.
2. A revelação vinda do Pai. Quando Jesus perguntou aos Seus discípulos, em Mateus 16.13-16, quem as pessoas diziam ser o Filho do homem, muitos responderam que diziam ser João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas. Daí, Jesus pergunta a opinião dos discípulos sobre quem Ele era. E Simão Pedro logo declara: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, 16.16.
3. O Evangelho da Graça. Jesus voltou ao Pai. E Pedro, agora apóstolo, pregou uma mensagem genuinamente evangelística no dia de Pentecostes, relatando a história de Jesus (At 2.14-36). Pedro estava cheio da Graça de Deus, e sua mensagem foi tão poderosa e impactante que quase três mil almas se converteram a Cristo naquela ocasião (At 2.41).
III – DE PESCADOR A APÓSTOLO
Pedro abandonou tudo para atender ao convite do Mestre e se tornar pescador de homens (Mt 4.19). Apesar de sua natureza impulsiva e de seus momentos de fraqueza (Lc 22.54-62), ele foi moldado pelos ensinamentos e pelo exemplo de Cristo. Assim, após Sua ressurreição, Jesus restaurou Pedro e confiou a ele a missão de apascentar as ovelhas do Senhor ( Jo 21.15-17).
1. Pedro anda sobre as águas do mar. Certa vez, os discípulos estavam em um barco quando um vento contrário começou a açoitar a embarcação. Jesus, no entanto, estava indo ao encontro deles andando sobre as águas. Era noite e, ao ver aquilo, eles ficaram apavorados, pensando ser um fantasma. E, logo que Jesus se identificou, Pedro quis ir ao Seu encontro por sobre as águas (Mt 14.22-33).
2. Pedro sai da prisão milagrosamente. O rei Herodes Agripa I era perseguidor dos seguidores de Cristo, e mandou que Pedro fosse preso. A igreja logo passou a orar de maneira incessante pela vida do apóstolo. Com isso, na noite anterior a ele ser entregue ao povo, preso a duas correntes, um anjo lhe tocou e disse para que se levantasse depressa. Naquele momento, as correntes caíram, ele colocou as sandálias e a capa, e o anjo o conduziu para fora da prisão (At 12.1-19).
3. Pedro revestido com o poder do Espírito. Houve grande temor em toda a igreja, e muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Como disse Jesus, quem cresse faria obras maiores do que as que Ele fazia (Jo 14.12). Tal era a reputação de Pedro entre o povo de que ele possuía poderes excepcionais para curar que Lucas registra a postura de colocar os enfermos nas ruas por onde Pedro passaria na esperança de que sua sombra os cobrisse (At 5.15,16).
CONCLUSÃO
A transformação de Pedro, que passou de um homem comum e falível para um pilar da fé cristã, reflete o poder de Jesus em tornar vidas antes inexpressivas em vidas atuantes em prol do Reino.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel
