Connect with us

Adultos - Betel

Davi: Deus não rejeita um coração quebrantado

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 304 – 4º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 07 – 16 de novembro de 2025

TEXTO ÁUREO

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”, Salmo 51.17.

VERDADE APLICADA

Confiança, temor e disposição em obedecer ao Senhor em tudo devem caracterizar o viver do discípulo de Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Salmo 51 

  1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
  2. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
  3. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
  4. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
  5. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
  6. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
  7. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – I Sm 16.13
O Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.
Terça-feira – II Sm 8.1-6
O Senhor dava vitória a Davi em tudo.
Quarta-feira – II Sm 24.24
Davi, um homem que valorizava as ofertas a Deus.
Quinta-feira – Sl 78.70-72
Davi, de pastor de ovelhas a pastor de Israel.
Sexta-feira – Sl 89.20-24
Deus manda Samuel ungir Davi.
Sábado – At 13.22,23
Davi, um homem segundo o coração de Deus.

INTRODUÇÃO

O rei Davi é uma das figuras mais emblemáticas da história bíblica, conhecido por sua trajetória singular, que o levou de simples pastor de ovelhas a monarca de Israel. Pertencente à tribo de Judá, Davi ganhou destaque, inicialmente, ao derrotar o gigante Golias com uma funda e uma pedra, demonstrando coragem e fé inabaláveis.

I – A ORIGEM DO REI DAVI

Davi nasceu em Belém, na Judeia, provavelmente em 1040 a.C. Era o mais novo dos oito filhos de Jessé, oriundo da tribo de Judá. Ele faz parte da genealogia de Jesus Cristo, como registrado em Mateus 1.1: “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”. Sua vida foi marcada por uma combinação de triunfos, como a solidificação do reino de Israel, e de desafios pessoais, como o episódio com Bate-Seba.

1. Davi, pastor de ovelhas e músico. Ainda jovem, Davi pastoreava os rebanhos de seu pai. Como pastor, aprendeu tanto a cuidar dos animais quanto a livrá-los de predadores. Chegou, inclusive, a matar um leão e um urso que estavam atacando as ovelhas (I Sm 17.33-35). O jovem Davi também era um excelente músico. Quando um espírito mau assombrava o rei Saul, ele era chamado para dedilhar sua harpa, fazendo os espíritos maus saírem de Saul, que logo se aquietava (I Sm 16.16,17). Muitos Salmos são tradicionalmente creditados a Davi, e refletem a profunda relação que ele tinha com Deus.
2. Davi, unção e reinado. Após rejeitar Saul, Deus mandou Samuel ungir o novo rei dentre os filhos de Jessé. Samuel obedeceu à vontade de Deus: tomou um vaso de azeite e foi a Belém, à casa de Jessé (I Sm 16.1-3). Depois de passarem por ele todos os filhos de Jessé sem nenhuma confirmação do Senhor acerca do que seria ungido rei, Samuel perguntou a Jessé: “Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar”; I Sm 16.11. Assim, diante da confirmação do Senhor, Davi foi ungido rei (I Sm 16.12,13).
3. Davi derrota o gigante Golias. Davi enfrentou o gigante filisteu Golias, que desafiava o exército de Israel. Enquanto os soldados temiam o guerreiro de quase três metros de altura, Davi, confiando em Deus, rejeitou a armadura de Saul e as armas convencionais, pegou sua funda, cinco pedras lisas, e partiu para enfrentar Golias (I Sm 17.30-40). Contrariando todas as expectativas, Davi acertou a testa de Golias, o derrubou e matou (I Sm 17.48-51). Esse ato de coragem e fé não apenas garantiu a vitória de Israel, mas também marcou o início da ascensão de Davi como uma figura central na história do povo de Deus.

II – DAVI, UM PECADOR ARREPENDIDO

O pecado nos afasta de Deus, e o perdão só é possível após o arrependimento e a confissão. Davi entendeu isso. Sem confissão, o Espírito Santo se entristece e se afasta; e, sem o Espírito Santo, não conseguimos viver como novas criaturas. A velha natureza adâmica volta a prevalecer na vida de quem perde o temor a Deus.

1. Os pecados de Davi. Davi, já rei de Israel, viu Bate-Seba, esposa de Urias, um de seus soldados, tomando banho e, movido pelo desejo, cometeu adultério. Ela engravidou, e Davi tentou encobrir seu pecado, ordenando que Urias retornasse do campo de batalha para casa; mas, diante da recusa de Urias, o rei arquitetou a morte do marido de Bate-Seba ao enviá-lo para a frente de combate (II Sm 11.14-17).
2. Davi se arrepende. Os atos de adultério e assassinato desagradaram a Deus. Porém, ao ser confrontado pelo profeta Natã, Davi se arrependeu: “Disse Davi a Natã: Realmente pequei contra o Senhor”, II Sm 12.13. Assim, o rei mostrou consciência de que o pecado é uma afronta grave contra Deus (Sl 51.4). Ele reconheceu que precisava ser purificado, lavado do seu pecado para ter um coração puro e um espírito reto (Sl 51.10). Apesar disso, as consequências do seu erro seguiram por toda a sua vida, refletindo a gravidade da sua transgressão (II Sm 12.10,11).
3. Davi foi sincero e grato. Davi prometeu fazer algo para Deus depois de restaurado: ajudar outras pessoas a encontrar o perdão (Sl 51.13). Davi se recusou a oferecer ao Senhor o que não lhe custasse nada (IISm 24.24). Adorador por excelência, em quase todos os Salmos de sua autoria, Davi relatou a sua adoração exclusiva ao Senhor. No Salmo 15.2, ele descreve o verdadeiro cidadão do Céu: “Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração”.

III – DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Diante da resistência de Saul em deixar que a vontade de Deus norteasse sua vida (I Sm 13.13,14), o próprio Deus encontraria um homem disposto a agir conforme o Seu quer e, assim, seria o governante de Seu povo. Davi foi este homem (Sl 89.20). Escolhido, ungido e levantado por Deus para ser rei de Israel. Preciosas lições podemos extrair a partir do estudo da vida deste homem.

1. Deus conhecia Davi. Deus conhecia a essência de Davi. Todos estamos sujeitos às mesmas falhas que ele, porque todos pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Ao se arrepender com sinceridade, Davi alcançou o perdão de Deus, que o conhecia bem. Davi foi ungido rei de Israel ainda jovem e por vontade de Deus. Isso significa que Deus realmente não vê como nós vemos, porque Ele olha para o coração, enquanto nós vemos a aparência externa (I Sm 16.7).
2. Davi se submeteu a Deus. Davi recebeu o testemunho de Deus por fazer a Sua vontade e guardar os Seus Mandamentos (At 13.22b). Ele não praticou idolatria, porque foi fiel ao seu Deus. No curso da vida, ele pecou, se arrependeu e fez o que era bom aos olhos do Senhor. Davi depositava sua força no Senhor Deus, como disse a Golias: “Eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”, I Sm 17.45.
3. Davi não tocava os ungidos do Senhor. Davi não estendeu a mão contra Saul, um ungido do Senhor (I Sm 24.6). Ele não afrontou Saul nem mesmo depois de Deus o ter rejeitado, e também não permitiu que seus soldados se levantassem contra Saul (I Sm 24.7,8). Agindo assim, Davi obedeceu ao Senhor, que nos alerta a não tocar os Seus ungidos (ICr 16.22).

CONCLUSÃO

Davi nos ensina a assumir e confessar nossos pecados com sinceridade, abrindo o coração para receber o perdão, ter paz interior e não perder a alegria da salvação. Sua história continua a nos inspirar por retratar um homem imperfeito, mas cujo coração era voltado para Deus.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados