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Adultos - Betel

O novo nascimento: O diálogo transformador com Nicodemos

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em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 289 – 3º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 05 – 03 de agosto de 2025

TEXTO ÁUREO

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, II Coríntios 5.17.

VERDADE APLICADA

Somente o conhecimento intelectual da Bíblia e a boa vontade não nos dispensam de passar pelo novo nascimento para entrar no Reino de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 3

1. E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus;
4. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6. O que é nascido da carne, é carne, e o que é nascido do Espírito, é espírito.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Jo 3.
A conversa com Nicodemos.
Terça-feira – Jo 3.3
O momento da conversa com o Filho de Deus.
Quarta-feira – Jo 7.45-53
Nicodemos fala em defesa de Jesus.
Quinta-feira – Jo 3.7
Como entrar no Reino de Deus.
Sexta-feira – Jo 7.46
Ninguém falou assim com o Filho de Deus.
Sábado – Jo 19.38,9
Nicodemos no sepultamento de Jesus.

INTRODUÇÃO

Veremos, nesta Lição, o encontro do fariseu Nicodemos com o Filho de Deus, que lhe fala sobre a necessidade do novo nascimento. Além do singular encontro, abordaremos outros dois textos no Evangelho de João que mencionam Nicodemos. Com a indispensável ajuda do Espírito Santo, é possível extrair desses registros lições preciosas para o nosso crescimento em Cristo.

I – CONVERSANDO COM O FILHO DE DEUS

Nicodemos reconheceu que Jesus foi enviado por Deus: “Bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”; Jo 3.2. Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo (Jo 3.3). Isso gerou dúvida no religioso, que questionou como um homem velho poderia nascer novamente se não teria como voltar ao ventre de sua mãe (Jo 3.4).

  1. Um encontro improvável. Nicodemos tinha uma posição respeitada na sociedade da época, já que era um príncipe dos judeus (Jo 3.1). Além disso, ele era fariseu, ou seja, pertencia ao núcleo mais rigoroso do judaísmo, constituído essencialmente por pessoas da classe média, com grande autoridade entre o povo e muitos protocolos a seguir (Jo 12.42,43). Isso significa que Nicodemos era meticuloso quanto ao cumprimento da Lei Mosaica, tornando o encontro com Jesus um insulto ao seu legalismo.
  2. É necessário nascer de novo. Nicodemos devia estar inseguro quanto à sua situação espiritual, por isso foi ver Jesus (Jo 3.2). Mesmo sendo membro do Sinédrio, que tinha cerca de setenta membros, Nicodemos estava carente de Deus (Sl 42.1,2). O Sinédrio tinha o poder de decidir todas as questões além da jurisdição das cortes locais. Apesar de sua importância e de ser conhecedor das Escrituras, Nicodemos só ouviu sobre a necessidade de nascer de novo ao encontrar Jesus (Jo 3.3). Mais tarde, ele defendeu o Mestre quando os fariseus e os principais dos sacerdotes queriam prender Jesus durante a Festa dos Tabernáculos em Jerusalém (Jo 7.45-53).
  3. O que significa nascer de novo. Conforme o Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong, a expressão “nascer”, dentre outros sentidos, indica “gerar, no sentido ativo, referindo-se a Deus, que tem a prerrogativa de gerar em um sentido espiritual; transmissão de uma nova vida e de um novo espírito em Cristo (I Jo 5.1)”. E a expressão “novo” aponta para o que “é de Deus”. Assim, “nascer de novo” é nascer de Deus (Jo 1.13), receber de Deus uma nova vida espiritual. Trata-se de uma ação que tem origem celestial. É a operação do grande poder em nós (Ef 1.19); não por sermos merecedores, mas porque Deus é riquíssimo em misericórdia e por Seu grande amor (Ef 2.4).

II – COMPREENDENDO O NOVO NASCIMENTO 

Nascer de novo é passar por uma mudança profunda (Gl 2.20), começar novamente e renovar-se espiritualmente (II Co 5.17). O Filho de Deus nos livrou da lei do pecado e da morte (Rm 8.2).

  1. O novo nascimento transforma vidas. Quando alguém nasce de novo, há um desejo de viver a nova vida pautada nos ensinamentos do Filho de Deus (I Jo 2.24-28). Isso acontece porque a mudança proposta por Jesus é uma mudança de consciência, não de aparência (At 24.16). Quando Nicodemos ouviu Jesus falar de novo nascimento, ele não conseguiu perceber que se tratava de uma nova consciência, de morrer para os próprios desejos (I Jo 2.16,17). O novo nascimento nos leva a abandonar práticas antigas para viver uma nova vida em Cristo (I Jo 1.9).
  2. A necessidade do novo nascimento. Todos os seres humanos têm necessidade do novo nascimento para se reconciliar com Deus. O autor da Carta aos Hebreus recomenda não nos afastarmos de Deus: “Vede, irmãos, que haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”, Hb 3.12. Jesus ensinou a Nicodemos que todos precisam nascer de novo para entrar no Reino de Deus (Jo 3.3). Jesus disse a Nicodemos que aquele que é nascido da carne é carne, e o nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6).
  3. A ação do Espírito Santo no novo nascimento. A nova criação, que Paulo em Efésios expressa como “criados em Cristo Jesus” (Ef 2.10), é levada a efeito pela ação do Espírito Santo: “nascer do Espírito” (Jo 3.5,6). O Espírito Santo opera o novo nascimento e nos concede uma nova vida em Cristo (Tt 3.5). E, após o novo nascimento, o mesmo Espírito habita na nova criatura operando outras obras: capacitação, fruto, ajuda, santificação e tantas outras. Como o próprio Senhor disse: o Espírito está com os discípulos de Cristo e vive com os Seus discípulos (Jo 14.16-17).

III – NICODEMOS NO EVANGELHO DE JOÃO 

O nome Nicodemos, no grego, significa “conquistador por povo” ou “vencedor sobre o povo” Somente o Evangelho de João menciona esse homem. Os registros revelam um homem interessado em conhecer mais sobre Jesus; posteriormente, argumentando com os principais dos sacerdotes e fariseus a favor de Jesus; e participando da preparação do corpo de Jesus e Seu sepultamento.

  1. Nicodemos reconheceu Jesus como Mestre. Jesus era amplamente reconhecido por Suas palavras e ensinamentos, sendo chamado tanto de “Rabi” quanto de “Senhor’; títulos que evidenciavam o respeito que o povo nutria por Ele como Mestre. Esse reconhecimento não se limitava apenas ao povo comum, mas também alcançou membros da elite religiosa judaica. Nicodemos, um fariseu e membro do Sinédrio, rompeu com o preconceito dominante entre as autoridades religiosas ao buscar Jesus para aprender com Ele. Apesar da resistência de seus pares, Nicodemos reconheceu a autoridade de Cristo, dirigindo-se a Ele com respeito e admiração: “Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”, (João 3:2). A atitude de Nicodemos nos lembra que o verdadeiro discipulado exige humildade para reconhecer a verdade e coragem para romper com paradigmas estabelecidos.
  2. Nicodemos rejeita a condenação do Mestre. Nicodemos era membro do Sinédrio. João relatou que os principais sacerdotes e fariseus enviaram servos para prender Jesus, mas eles não conseguiram executar a missão, pois as palavras de Jesus tinham autoridade (Jo 7.46). Nicodemos protestou contra a condenação de Jesus pelos líderes religiosos, uma vez que Ele não teve chance de se defender (Jo 7.51).
  3. Nicodemos leva especiarias para ungir o corpo de Jesus. No último registro sobre Nicodemos no Evangelho de João, vemos que ele participou, junto com José de Arimateia, da preparação do corpo de Jesus e de Seu sepultamento. Nicodemos levou uma grande quantidade de especiarias para ungir o corpo de Jesus: “E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés”, Jo 19.39.

CONCLUSÃO

Concluímos que, porque todos pecaram (Rm 3.23), todos precisam se submeter à condição estabelecida por Deus para entrar em Seu Reino: o novo nascimento. Essa experiência é resultado da ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus na vida daquele que crê em Jesus Cristo e se arrepende de seus pecados (At 2.38; 3.19), resultando em um viver como nova criatura em Cristo (II Co 5.17).

 

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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