E.B.D
Proteção contra a insensatez
EBD – Jovens – EDIÇÃO: 202 – 4º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 07 – 17 de novembro de 2024
TEXTO PRINCIPAL
“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” (Tg 3.17)
LEITURA SEMANAL
Segunda-feira – Fp 4.8
Um convite para pensar
Terça-feira – Fp 4.9
Um convite para fazer o bem
Quarta-feira – II Co 10.5
Um convite para levar o pensamento cativo a Cristo
Quinta-feira – Tg 1.22
Um convite para colocar a sabedoria em prática
Sexta-feira – Tg 3.15
A forma insensata de viver
Sábado – Mt 7.27
Uma mera ilusão
TEXTO BÍBLICO
Provérbios 9.1-6, 13-18
1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
2 Já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa.
3 Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo.
4 Quem é simples volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz.
5 Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado.
6 Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento.
13 A mulher louca é alvoroçadora: é néscia e não sabe coisa alguma.
14 E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade.
15 Para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho.
16 Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz.
17 As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas e suave.
18 Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, vamos estudar o capítulo 9 que apresenta duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a loucura. A qual delas daremos ouvidos?
I – DUAS SENHORAS: DONA SABEDORIA E DONA LOUCURA
1- O capítulo 9. Esse capítulo de Provérbios é a conclusão da primeira seção do livro (Caps. 1 a 9) que se caracteriza pela apologia da sabedoria. Nestes nove primeiros capítulos o sábio deseja mostrar o quanto a sabedoria é boa, verdadeira e bela quando compreendida e aplicada à vida do jovem que dela se alimenta (Pv 9.1). Assim, o capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora sabedoria (vv.1- 6); o interlúdio entre os dois convites (vv.7-12) e o convite da senhora loucura (vv.13-18). Nesta lição, nos deteremos nas seguintes seções: versículos 1-6 e versículos 13-18.
2- A senhora sabedoria. O capítulo 9 apresenta a sabedoria como uma senhora que, em primeiro lugar, edificou a sua casa sobre sete colunas, ou seja, uma casa espaçosa, alicerçada e confortável para receber os que desejam acolhimento em suas dependências (v.1). Além disso, ela preparou a mesa com comidas apetitosas e bebidas de aromas agradáveis (v.2). Dessa forma, ela deu ordens às criadas para convidar todos os que são simples e faltos de entendimento (vv.3.4). É interessante destacar aqui, que as “criadas” normalmente são apresentadas como os mestres, os líderes espirituais e os pais que constituem a relação do jovem. Nesse contexto, a senhora sabedoria conclama todos os jovens: “vinde, comei e bebei” da sabedoria (v.5). Quem aceita esse convite, abandona a insensatez e caminha pela trilha do
reto entendimento (v.6).
3- A senhora loucura. Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura é “alvoroçadora”, isto é, barulhenta e, ao mesmo, sedutora em estratégias para enlaçar a sua vítima (v.13: 7.11). Diferentemente da sabedoria, ela é falta de entendimento, não tem bom senso nem respeito pelas coisas de Deus (v.13). A arma da sua sedução é apresentada de uma posição de esplendor, pois a senhora loucura se assenta nas alturas da cidade (v.14). De lá, junto com uma elite formadora de cultura, ela chama os jovens simples, seduzindo-os, da seguinte forma: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave” (Pv 9.17). Esse convite não lembra as falas da Serpente a Eva (Gn 3.4.5)? O capítulo encerra de maneira dramática, dizendo que onde a senhora loucura está também se encontram os mortos, nas profundezas do Inferno (v.13). Essa seção, então, mostra que é melhor escolher o caminho de vida que o caminho da morte.
II – A SABEDORIA COMO ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ
1- A sabedoria apela para a mente. O convite da sabedoria em Provérbios 9 pode ser correlacionado com o que o apóstolo Paulo escreveu em Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). Sim, atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa, como vimos em lições anteriores, pela faculdade do pensamento dominada pela Palavra de Deus, com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que “levemos cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (II Co 10.5 – NAA).
2- A sabedoria apela para o fazer o bem. Pensando no que é eterno, santo e elevado, do ponto de vista espiritual, essa realidade celestial, por intermédio do Espírito Santo, afeta os nossos sentidos, desperta em nós o amor por Deus e, por isso, pelo próximo, e podemos colocar em prática o que pensamos (Fp 4.8). A sabedoria do alto é um chamado a fazer de maneira virtuosa o que pensamos. Em todo o momento, o ensino do Novo Testamento é um chamado a colocar em prática o que pensamos de acordo com o que aprendemos com Jesus e sua Palavra (Tg 1.22; cf. Mt 7.24.25).
3- A vida cristã é um caminho de sabedoria. O Novo Testamento nos ensina que a vida cristã é um caminho de pensar e de fazer o bem. Por isso é um caminho de sabedoria, mas uma sabedoria que vem do alto (Tg 3.17). Assim sendo, o jovem cristão não é chamado para viver meramente de acordo com os seus sentidos ou instintos. Não! O jovem cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a ponderar as suas escolhas à luz da Palavra de Deus, de modo que ele se encontre em fidelidade com Cristo e sua causa. Por isso, diferentemente de um caminho de insensatez, a vida cristã é um caminho de sabedoria, moderação e
temperança.
III – A LOUCURA COMO COMPORTAMENTO DESVAIRADO
1- A senhora loucura apela aos sentidos. Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura apela para uma vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano. Podemos perceber isso nos escritos de Tiago, em que ele descreve a loucura, ou melhor, a insensatez como “sabedoria terrena, animal e diabólica” (Tg 3.15). Terrena e animal são expressões que revelam a agitação dos sentidos. Por isso, quem tem um estilo de vida baseado apenas no que sente, buscará a felicidade puramente por meio dos sentidos que expressam o prazer. Viver a vida levando em conta apenas os sentidos, do ponto de vista bíblico, é viver de maneira louca, alvoroçadora e insensata (Pv 9.13).
2- Comportamento pecaminoso x moderação cristã. Viver um estilo de vida baseado nos instintos, na maioria das vezes pode até ser hipnotizante. Na verdade, o comportamento pecaminoso parece mais convidativo e agradável do que o estilo de vida cristão. O problema é que, enquanto se vive desavisadamente por meio dos sentidos, em busca do prazer, a pessoa não desenvolve a consciência dos danos que vão se avolumando ao longo do tempo. A ilusão de que é mais fácil viver pecaminosamente, logo será desfeita quando “desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa. e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7.27: cf. Pv 9.18).
3- A vida moderada é proteção para a alma. O livro de Provérbios faz um apelo, tal qual o mesmo que nosso Senhor fez no Sermão do Monte (Mt 7.24-27), ao jovem cristão para que construa a sua vida sob uma premissa verdadeira, elevada e segura. Por isso, na fé cristã, a vida de moderação é uma das mais importantes virtudes que devemos desenvolver em nosso trajeto com Cristo. Assim sendo, é sabedoria preferir no lugar da sujeira, a pureza; no lugar da confusão, a paz; no lugar do desvario, a moderação; no lugar da falta de trato com as pessoas, ser bem tratável; no lugar da cólera, a misericórdia; no lugar dos maus frutos, os bons frutos; no lugar da hipocrisia, a autenticidade cristã (Tg 3.17). Uma das consequências de uma vida de moderação cristã é a verdadeira felicidade.
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos que a senhora sabedoria simboliza a vida com Cristo em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida; e que a senhora loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos dos sentidos para uma vida desregrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus. Busquemos, portanto, a vida moderada, em que a sabedoria, que vem do alto, se manifeste a todos os que estão ao nosso redor.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD