Connect with us

E.B.D

Antecipando os planos de Deus

Publicado

em

EBD – Jovens – EDIÇÃO: 75 – 2º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 11 – 12 de junho de 2022

TEXTO PRINCIPAL

“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” (SI 24.1)

LEITURA SEMANAL

Segunda-feira – Dt 4.39
Só o Senhor É Deus
Terça-feira – Sl 31.5
O futuro nas mãos de Deus
Quarta-feira – Sl 90.4
O tempo para Deus
Quinta-feira – Dt 6.4
Deus é único
Sexta-feira – Mt 4.10
Adorar somente a Deus
Sábado – Êx 20.3
Só o Senhor é Deus

TEXTO BÍBLICO

Mateus 4
8 Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram

Deuteronômio 6
3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor, Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel,
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
6 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.
7 E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
10 Havendo-te, pois, o Senhor, teu Deus, introduzido na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, onde há grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11 E casas cheias de todo bem. que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste vinhas e olivais, que tu não plantaste, e, quando comeres e te fartares.
12 Guarda-te e que te não esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
13 O SENHOR, teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de vós.

INTRODUÇÃO

Na lição deste domingo veremos que na sua última tentação direta contra Jesus, Satanás tentou fazer com que o Salvador antecipasse o que Deus já havia reservado para Ele: ser herdeiro de todas as coisas.

I – A GLÓRIA DESTE MUNDO

1- Mudando o cenário. Na terceira tentação, o Mestre é levado para um monte muito alto. É notório que o Espírito conduziu Jesus a um lugar de retiro, e que Satanás levou o Salvador a lugares onde Ele teria notoriedade ou receberia a atenção ou o “poder” deste mundo. Não é errado adquirir notoriedade, ser destacado ou honrado, mas quando essas situações são dadas por Satanás, é algo perigoso que certamente vai nos levar a pecar contra Deus, É preciso ter cuidado e discernimento para que não sejamos conduzidos a lugares “altos”, imaginando que quem nos colocou ali foi o Senhor.

2- O que Satanás tem a oferecer. O Inimigo ofereceu a Jesus uma visão de todas as grandiosidades que o mundo possuía. O Diabo mostrou ao Filho de Deus todos os reinos deste mundo e a glória deles, ou seja, tudo o que eles tinham e que seria possível de agradar o coração humano. Lucas destaca, na tentação do Senhor, as seguintes palavras de Satanás: “Dar-te-ei a ti todo esse poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero” (Lc 4-6). Entendemos que Satanás usurpou a criação e impregnou o mundo com a maldade e o pecado, se apropriando de algo que não era dele, O Salmo 115.16 diz que “os céus são os céus do SENHOR: mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. No entanto, os filhos dos homens se deixaram levar pelas mentiras de Satanás e ele se aproveitou para implantar neste mundo toda a sua maldade (I Jo 5.19).

3- O que Satanás pede a Jesus. Com certeza, a visão que Satanás mostrou a Jesus deveria ser muito instigante, e um pequeno gesto de adoração seria o suficiente para ele conseguir realizar os seus desejos iníquos. A busca pela adoração humana é um combustível para a vaidade satânica. Ele sempre procura oferecer algo em que os homens se interessam e os fisga como peixes em um anzol. Satanás não pede a Jesus que Ele deixe de adorar a Deus. Ele não exige uma adoração integral, o tempo todo, mas pede que Jesus, ao menos naquele momento, se prostre e o adore. O Inimigo continua desejando a adoração de todos, principalmente dos servos de Deus, pois “se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora” (II Ts 2.4), e busca se parecer com Deus para receber a adoração que é devida somente ao Eterno. 

II – NÃO ANTECIPE O QUE DEUS TEM PARA VOCÊ

1- Deus não se utiliza dos caminhos de Satanás. Enquanto o Inimigo tenta seduzir e enganar os homens mostrando o que podem usufruir temporariamente, sem dizer a eles o que os aguarda na eternidade, Deus mostra o que está reservado aos que lhe são fiéis e que não aceitam as propostas mentirosas do Diabo. Satanás se vale da sedução e do engano, contudo Deus se utiliza da verdade, pois Ele é verdadeiro. O Inimigo não tem compromisso com a humanidade, pois ela não é fruto de sua criação. Ele não somente rouba, mata e destrói, como também leva os homens por caminhos que parecem direitos, mas cujo o fim é a perdição (Pv 14.12). Satanás sempre tem um atalho para oferecer ao homem, porém Jesus é o único caminho (Jo 14 6).

2- O mundo que Jesus veio para salvar. O Diabo, segundo as Escrituras Sagradas, é o príncipe deste mundo, porém ele já foi julgado pelo Todo-Poderoso: “porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.11). Jesus não desmentiu Satanás quando ele mostrou os reinos deste mundo e disse que tinha autoridade sobre eles. O Filho de Deus não disse que a autoridade que o Diabo alegava ter era temporária. Na verdade, o Salvador não perdeu o seu tempo discutindo com Satanás. Ele manteve o foco no que era essencial: “Ao Senhor teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4.10). Satanás até tentou, mas não conseguiu fazer com que o Filho de Deus tomasse qualquer atalho para completar o plano de salvação proposto por Deus desde a fundação do mundo (Gn 3.15; I Pe 1.10; Ap 13.8). O Eterno passaria pela cruz, e por meio dela, atrairia todos para si (Jo 12.32). Em seu ministério terreno, Jesus sempre foi submisso ao Pai.

III – A QUEM DEVEMOS ADORAR

1- O povo no deserto. Pela terceira vez, para vencer a tentação trazida pelo Diabo, Jesus remonta ao passado, à experiência do povo de Israel no deserto. A nova geração de hebreus estava chegando à Terra Prometida, e Moisés traz à memória deles algumas lições. A primeira era que eles estavam entrando em uma terra para habitar em casas que não construíram. Beberiam águas de poços que eles não cavaram, e usufruírem de olivais e vinhas que não haviam plantado (Dt 6.10,11). Deus estava recordando ao povo as bênçãos que eles receberam afim de que jamais viessem a se esquecer do Senhor (Dt 6.12,13).

2- Esquecimento e ingratidão. O esquecimento traz a ingratidão que por sua vez, é seguida de um sentimento de rebeldia. Os hebreus, com o passar do tempo, se esqueceram de Deus. Tornaram-se ingratos e por fim, demonstraram sua rebeldia adorando A adoração é uma forma de vida, de quem anda conectado com Deus, e vai além do momento em que estamos entoando louvores no templo, aos ídolos, o que o Senhor terminantemente havia proibido.

3- Adoração e serviço a Deus. Nossa adoração e serviço devem ser exclusivos para Deus. Por mais que Satanás nos tente a fazer uma pequena concessão em nossa adoração, essa permissão será vista como uma entrega completa da nossa parte. Não há possibilidade de dizer que adoramos a Deus se nos inclinamos a Satanás para buscar benesses, poder ou autoridade deste mundo. 

CONCLUSÃO

O exemplo de Jesus ao vencer a terceira tentação, nos mostra que não precisamos antecipar o que Deus tem para nós. Também aprendemos que não podemos fazer nenhum tipo de concessão às propostas de Satanás. Você não precisa tomar atalhos, confie que Deus há de cumprir as promessas em sua vida, pois é grande a sua fidelidade.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados