Connect with us

Adultos - CPAD

Missões e a volta do Senhor Jesus

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 610 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 14 – 31 de dezembro de 2023

TEXTO ÁUREO

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mt 24.34)

VERDADE PRÁTICA

A Grande Comissão deve ser cumprida antes de Arrebatamento da Igreja

LEITURA DIÁRIA

Segunda-feira – I Ts 4.13-17
A bendita esperança da Igreja de Cristo Jesus
Terça-feira – Mt 25.19-30
Desenvolvendo os talentos na evangelização até Jesus voltar
Quarta-feira – Mt 9.37
Os poucos ceifeiros chamados para a grande seara
Quinta-feira – Mt 24.14
A volta de Cristo está diretamente ligada à obra missionária
Sexta-feira – II Pe 3.9
A vontade de Deus é que ninguém se perca
Sábado – Mt 28.19-20
Atendendo ao chamado universal da evangelização

LEITURA BÍBLICA

Mateus 24

3- E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4- E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane,
5-porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6- E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7- Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8-Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
9- Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.
10- Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.
11- E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
12- E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
13- Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
14- E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

INTRODUÇÃO

Nesta oportunidade, encerraremos este trimestre relacionando o trabalho missionário com a bendita esperança da Igreja: a volta de Jesus. Essa bendita esperança é o motor espiritual que motiva e anima toa a nossa prática missionária. A compreensão a respeito da iminência da vinda de Jesus sempre trouxe um senso de urgência para a igreja do Novo Testamento e, consequentemente, para as igrejas de tradição pentecostal. O Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, portanto, preguemos urgentemente o Evangelho!

I – ALCANÇANDO O MUNDO ATÉ QUE CRISTO VOLTE

1- “E este evangelho do Reino será pregado”. O texto de Mateus 24.14 afirma que o fim virá somente depois que o Evangelho do Reino tiver sido pregado em todo o mundo. Basicamente, esse “Evangelho do Reino” é a mensagem do Novo Testamento a respeito do perdão e
dá nova vida em Jesus como realidades disponíveis na morte e ressurreição de nosso Senhor, como podemos ver no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal. Aqui, somente Deus sabe o tempo em que a tarefa da evangelização será finalizada conforme os seus desígnios. Até isso ocorreu, a igreja de Jesus deve transmitir o Evangelho de Cristo a todas as pessoas até que Ele volte para arrebatar a sua Igreja (I Ts 4.13-17).
2- A urgência da tarefa. A urgência da pregação do Evangelho por causa da volta de Jesus é algo posto nas Escrituras. Por isso, os discípulos de Cristo são instados a desenvolver os talentos concedidos por Deus de modo a dar frutos antes da volta do Senhor Jesus (Mt 25.19-30). Nesse aspecto, há uma colheita que precisa ser realizada antes do tempo certo da ceifa (Jo 4.35), ou seja, da vinda de Cristo; dos obreiros que precisam concluir a obra, mesmo sendo poucos (Mt 9.37); e da noiva que tem de se ataviar e estar pronta para as bodas com o Noivo (Ap 19.6-9).

II – A VOLTA DE JESUS ATRELADA À OBRA MISSIONÁRIA

1- A relação da volta de Jesus e Missões. A volta de Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, está ligada à obra missionária, como afirmava o grande evangelista Billy Graham: “De acordo com Mateus 24.14, Deus ligou a segunda vinda de Cristo ao sucesso da evangelização mundial”. Nesse sentido, os cristãos devem trabalhar pela salvação das almas dos homens com todas as suas forças. Para esse serviço, temos a cooperação do Espírito Santo e a vontade de Deus, que não deseja que alguém pereça (II Pe 3.9). Por isso, cada cristão deve estar à disposição para atender ao chamado da evangelização, pois “o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” (Pv 11.30).
2- O chamado para a Igreja. As palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja atual: “o tempo está próximo” (Ap 1.3). Por isso, o Senhor Jesus Cristo continua a chamar sua Igreja. Trata-se de um alerta final que precisa ser proclamado até a volta do Senhor. Nesta última hora da Igreja. neste mundo, uma nova geração de voluntários precisa responder ao chamado universal para a evangelização (Mt 28.19,20) a fim de que novos crentes se preparem para ouvir a voz de Cristo chamar por ocasião de sua volta (I Ts 4.16,17). Aproveitemos, portanto, os meios hodiernos de grande avanço tecnológico que possibilita a Igreja de Cristo comunicar o Evangelho a toda a raça humana.

CONCLUSÃO

Preliminarmente, devemos agradecer a Deus pelo despertamento missionário que temos visto no Brasil nestes últimos tempos quanto à prática missionária. E o nosso desejo é que mais igrejas locais invistam em oração, em recursos humanos e financeiros para alcançar os que ainda se encontram perdidos. Vivemos os últimos dias da Igreja no mundo e, por isso, essa obra é urgente. Que o Espírito Santo continue despertando a Igreja nestes últimos dias que antecedem a volta do Senhor Jesus Cristo para arrebatá-la!

 

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Revista CPAD

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados