Connect with us

Adultos - Betel

Compaixão, atitude de quem ama a Deus

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 276 – 2º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 05 – 04 de maio de 2025

TEXTO ÁUREO

“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”, Provérbios 19.17.

VERDADE APLICADA

O autêntico discípulo de Cristo tem consciência de que foi chamado para abençoar e fazer o bem, movido pelo amor a Deus e ao próximo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Isaías 58

7 Porventura não é também que repartes o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade;
10 E se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Dt 15.11
Abra o coração para o próximo.
Terça-feira – Mt 5.16
Que brilhe a sua luz diante dos homens.
Quarta-feira – Mt 5.42
Não menospreze o seu próximo.
Quinta-feira – Lc 3.10-11
Aprenda a repartir com quem nada tem.
Sexta-feira – Lc 6.38
Abençoar atrai bênçãos.
Sábado – Tg 2.14-17
Esteja disponível para auxiliar os necessitados.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, abordaremos tópicos importantes para despertar e reforçar nos discípulos de Cristo a responsabilidade de andar nas boas obras (Ef 2.10); ser um agente abençoador (Rm 12.14); e perseverar em fazer o bem (Gl 6.9), movidos pelo amor a Deus e ao próximo.

I – A BENEVOLÊNCIA DE DEUS

Deus socorre os necessitados que clamam a Ele (Sl 34.6); por isso, desprezar o pobre é insultar a Deus. Por outro lado, ter compaixão dos necessitados é uma atitude que honra ao Senhor (Pv 14.31). O sistema do mundo busca honrar os ricos, mas Deus se agrada de quem honra os pobres (Sl 82.3,4). Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, que nos recompensa pelo bem que fazemos (Pv 19.17).

1. Deus abençoa o abençoador. Os crentes fiéis procuram cumprir as palavras de Jesus em toda a Sua plenitude (Jo 14.21), enquanto os ímpios a abominam e ignoram (Sl 37.21). Jesus ensinou que abençoar o próximo é uma prática importante. Embora eles não tenham com que nos recompensar, o Senhor promete que seremos recompensados na ressurreição dos justos (Lc 14.13,14). Segundo o Apóstolo João (I Jo 3.17), quem possui bens materiais, e não ajuda o irmão, não pode dizer que ama a Deus. Como disse o salmista: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal”, Sl 41.1.
2. Socorrendo o aflito. Benevolência é a qualidade de quem demonstra afeto e estima pelo outro. Essa característica deve estar presente na vida do cristão, pois Deus abençoa quem reparte com os pobres, guiando seus passos no no caminho da bondade, da justiça e da verdade (Pv 22.9; 19.17). Será que temos sido generosos aos olhos de Deus? Será que Deus tem aprovado nossas atitudes com o próximo? Lembre-se: “A alma generosa engordará, e o que regar também será regado”, Pv 11.25.
3. Deus não se esquece dos que socorrem o próximo. Os que necessitam do socorro do Senhor não serão esquecidos (Sl 9.18); do mesmo modo, Deus também não se esquece dos que abençoam o próximo. Ο autor da Carta aos Hebreus ressalta que Deus não é injusto: Ele não se esquece nem do trabalho nem do amor de quem socorre os santos (Hb 6.10). O profeta Isaías declarou que uma mãe pode até se esquecer do seu filho, mas o Senhor nunca se esquece dos Seus (Is 49.15).

II – ABENÇOANDO PARA SER ABENÇOADO

O abençoador que reparte sua comida com os pobres será abençoado (Pv 22.9). Deus se alegra com o crente que abençoe o irmão e demonstrar amor pelos menos favorecidos (II Co 9.8), porque essas atitudes honram o Nome do Senhor.

1. Abençoar o outro é assemelhar-se a Cristo. Abençoar o próximo nos torna mais parecidos com Cristo. Muitas vezes, Deus cumpre os Seus propósitos por meio da vida de Seus servos, ou seja, dos crentes que amam a Deus e obedecem aos Seus mandamentos. Como nos ensina Jesus, o segundo maior Mandamento é amar o próximo como a nós mesmos (Mt 22.39b).
2. Sendo imitadores de Cristo. O Apóstolo Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo”, I Co 11.1. Isso significa que devemos imitar as atitudes de Jesus, que Jesus andou por toda parte fazendo o bem (At 10.38). Portanto, fazer o bem a todos, principalmente abençoando os necessitados, é imitar a Cristo. Não devemos deixar de dar a quem precisa aquilo que temos: “Não digas ao teu próximo: Vai e torna, e amanhã te darei, tendo-o tu contigo”, Pv 3.28.
3. A atitude que agrada a Deus. Quem tem necessidade de cuidados não pode esperar, como nos ensina a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10.33-35). Imaginar-se no lugar do outro é um bom exercício para compreender a urgência de quem tem fome ou passa por maus tratos, por exemplo. Será que suportaríamos? Diante disso, devemos ter compaixão do próximo, dos que não têm a quem recorrer, sendo rápidos e liberais quando se trata de socorrer os necessitados.

III – AUXILIANDO O PRÓXIMO

O cristão deve ter atitudes de amor ao próximo (Rm 13.8), como o bom samaritano, estendendo a mão aos que necessitam de ajuda (Pv 31.20) e tendo mais alegria em dar do que em receber (At 20.35). Assim, nossos gestos de amor agradam a Deus e alegram o coração do necessitado.

1. Cuidando dos mais próximos. O Apóstolo Paulo ressaltou para Timóteo, seu filho na fé, que devemos ser cuidadosos com a nossa família, porque “se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”, I Tm 5.8. O apóstolo também ressaltou que é preciso fazer o bem a todos, especialmente aos domésticos da fé (Gl 6.10). Para Paulo, portanto, cuidar do próximo é ser generoso com aqueles que nos cercam.
2. De coração e olhos abertos. Muitas pessoas se apegam tanto aos bens materiais que vivem para acumular riquezas, mas a Bíblia nos ensina a partilhar o pão com o pobre (Pv 22.9). Os crentes da Igreja Primitiva eram solidários uns com os outros, e ninguém tinha falta de nada (At 2.43-47). Que possamos ter um coração generoso, da maneira que agrada a Deus, para auxiliar os que necessitam de ajuda.
3. Empatia, um sentimento nobre. A Palavra de Deus nos exorta a agir com empatia, isto é, a perceber a dor do próximo como se doesse em nós mesmos. Jesus nos convida a olhar para o outro com amor (Mc 8.2), como Neemias ao se sensibilizar com a situação de Israel (Ne 1.4). Sentir a dor de seu povo fez com que ele logo se disponibilizasse para restaurar os muros de Jerusalém, trabalhando pelo bem da cidade onde viveram seus pais (Ne 2.3)

CONCLUSÃO

Deus é bom, por isso a bondade deve ser uma característica do cristão. Quem reparte com os necessitados tem os passos guiados por Deus no caminho da bondade, da justiça e da verdade.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados