Adultos - Betel
Raabe: Uma escolha de fé que mudou destinos
EBD – Adultos – EDIÇÃO: 301 – 4º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 04 – 26 de outubro de 2025
TEXTO ÁUREO
“Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”, Hebreus 11.31
VERDADE APLICADA
A fé em Jesus Cristo, que recebemos a partir do anúncio do Evangelho, nos conduz à vitória sobre o mundo.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Josué 2
- E enviou Josué, filho de Num, dois homens desde Sitim a espiar secretamente, dizendo: Andai e observai a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
- Porém ela os tinha feito subir ao telhado e os tinha escondido ente as canas do linho, que pusera em ordem sobre o telhado.
- E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles sobre o telhado.
- E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
- Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes.
- Ouvindo isto, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – Js 2.12-15
Raabe pede aos espias pela sua família.
Terça-feira – Js 2.16-24
As estratégias de Deus seguidas por Raabe.
Quarta-feira – Js 6.6,7
Somente Raabe viverá, pois escondeu os mensageiros.
Quinta-feira – Js 6.22-25
As promessas de Deus foram cumpridas na vida de Raabe.
Sexta-feira – Mt 1.5
Raabe passou a fazer parte da genealogia de Jesus.
Sábado – Tg 2.25
Raabe foi aceita por Deus por suas obras.
INTRODUÇÃO
Raabe, uma mulher de Jericó, não fazia parte do povo de Israel. Apesar disso, ela temeu a Deus e, por fé, agiu com coragem e obediência ao esconder os espias enviados por Josué para observar a cidade (Js 2.1).
I – A ORIGEM DE RAABE
A Bíblia não revela muito sobre Raabe, apenas que residia em Jericó e era prostituta (Js 2.1). Possivelmente, sua casa era uma hospedaria e ficava sobre os muros da cidade; portanto, um lugar propício para os forasteiros entrarem e obter informações sem levantar suspeitas. É bem possível que os espias enviados por Josué tenham se abrigado ali pela facilidade e pela visão privilegiada da cidade.
1. A cidade de Jericó. Jericó é uma cidade construída no Vale do Jordão, na Palestina, que cresceu às margens do rio, cerca de 250 metros abaixo do nível do mar, chamada na Bíblia de cidade das palmeiras (Dt 34.3). O ataque ao bom samaritano se passou numa estrada estreita que ia de Jerusalém a Jericó (Lc 10.30-37). Era uma cidade ímpia, idólatra e corrompida. Embora pequena em tamanho, era bem fortificada, protegida por muros altos e largos.
2. Os espias cumprem sua promessa. Raabe e os espias fizeram o seguinte acordo: ela, além de abrigá-los, não os denunciaria. Em troca, a vida dela e de toda sua família seria poupada da destruição que viria sobre Jericó (Js 2.12,13). Raabe pediu um sinal de que os espias cumpririam o acordo (Js 2.14), e eles mandaram que ela prendesse um cordão de fio de escarlata na janela por onde eles desceram. Ela e sua família deveriam ficar juntas, para não correr riscos, e assim foi feito (Js 2.17-19). Atendendo ao comando de Josué, eles resgataram Raabe, toda a sua família, todos os pertences deles e os puseram fora do arraial de Israel (Js 6.22,23).
3. Fé, obediência e confiança. A fé cristã se evidencia na obediência à Palavra, uma vez que o Senhor se agrada mais de quem obedece do que de quem faz sacrifícios (I Sm 15.22). Raabe reconheceu que os espias seguiam ao Deus Verdadeiro, soberano sobre os céus e a terra (Js 2.10,11). Possivelmente, ela sentiu medo diante da destruição que estava vindo sobre Jericó, mas preferiu manter a fé ao escolher a melhor parte, que não lhe foi tirada (Lc 10.42)
II – RAABE OUVIU E CREU
Ao ouvir as maravilhas do Deus dos israelitas, Raabe creu (Js 2.8- 10). Ela reconheceu o Poder e a Autoridade do Senhor, o que mostrou na prática ao esconder os espias enviados por Josué e ajudá-los a escapar. Raabe, uma mulher pecadora, arriscou-se por confiar que o Deus de Israel era capaz de salvar não apenas sua vida, mas também a de sua família.
1. Raabe confiou em Deus. Raabe já tinha ouvido falar dos feitos do Senhor, como relatou aos espias, que se surpreenderam com a fé e o temor daquela mulher. A confiança de Raabe estava no Deus que tirou Seu povo do Egito, secou as águas do Mar Vermelho e derrotou os dois reis dos amorreus (Js 2.10,11).
2. Raabe colocou a fé em ação. Diante da possível destruição de Jericó, os habitantes da cidade estavam apavorados (Js 2.9), mas a fé de Raabe venceu a tendência de ser paralisada pelo medo e a levou a agir. Sabendo que Deus havia dado aquela terra aos israelitas, ela escolheu ajudar os espias em sua missão ao abrigá-los e escondê-los.
3. Raabe, fé e obra. O Apóstolo Tiago, ao falar sobre a fé e as obras, ressaltou que Raabe, a meretriz, foi justificada pelas obras quando acolheu os espias e os fez partir por outro caminho (Tg 2.14-26). O escritor aos hebreus definiu a fé como a certeza das coisas que não se veem (Hb 11.1). Raabe, portanto, uniu fé e obra, tornando-se parte da linhagem de Jesus (Mt 1.5).
III – RAABE, DE PECADORA A SALVA
A atitude de Raabe deve impactar nossa jornada de fé hoje. Ela não mudou apenas a própria história, mas também a de sua família. Dona de uma fé ativa, que se manifestou em ações, aquela mulher desprezada pela sociedade da época nos dá um exemplo poderoso de como a confiança em Deus pode transformar vidas e trazer salvação, independentemente de quem seja.
1. Raabe cuidou da família. Raabe mostrou um cuidado especial ao incluir sua família no pedido aos espias. Quando ela fez o acordo com os mensageiros de Josué, pediu proteção para si mesma e também para seus familiares. Esse gesto mostrou sua preocupação com aqueles que amava, confirmando a sua fé (I Tm 5.8).
2. O futuro de Raabe. A fé de Raabe transformou seu futuro e de sua descendência, pois tiveram vidas cheias de propósito. Após demonstrar sua fé em Jericó, ela se tornou parte do povo de Israel ao se casar com Salmom, um israelita, com quem teve Boaz. Assim, Raabe experimentou um novo tempo em sua vida, inclusive sendo parte da linhagem na qual Jesus nasceu (Mt 1.5-15).
3. Deus perdoou Raabe. Raabe mudou radicalmente de estilo de vida. Aos olhos humanos, não havia esperança de um futuro diferente e melhor para ela; porém, Deus viu um coração quebrantado e contrito, que não desprezou (Sl 51.17). O Senhor apagou as transgressões de Raabe e se esqueceu dos pecados dela (Is 43.25).
CONCLUSÃO
Raabe foi poupada durante a destruição de Jericó. Sua fé e seu temor a Deus a levaram a agir de tal modo que foi grandemente recompensada ao ter sua vida e sua família preservadas. Além disso, ela se tornou parte do povo de Israel ao se casar com Salmom. Raabe nos inspira a confiar em Deus, mesmo em situações aparentemente impossíveis.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel
