Connect with us

Adultos - Betel

Rejeição e oposição: Nada impediu a missão do Filho de Deus

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 287 – 3º Trimestre – Ano: 2025 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 03 – 20 de julho de 2025

TEXTO ÁUREO

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”, João 1.11

VERDADE APLICADA

Assim como Jesus, Seus discípulos devem perseverar na caminhada a fim de cumprir sua missão, mesmo diante de oposições e rejeições.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 6

  1. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
  2. Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto vos escandaliza?
  3. Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele.
  4. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
  5. Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Sl 27.10
A rejeição fere.
Terça-feira – Jo 6.37
Jesus não rejeita ninguém.
Quarta-feira – Is 53.3
Jesus foi rejeitado pelos seus.
Quinta-feira – Lc 17.25
Era necessário que Jesus fosse rejeitado.
Sexta-feira – Mc 8.31
Jesus foi rejeitado pelos líderes religiosos.
Sábado – Dt 31.6
Deus não rejeita Seus filhos.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos como Jesus enfrentou a rejeição, e isso sem desistir de cumprir o Seu ministério na terra. Ele continuou anunciando o Evangelho e operando curas e milagres. Nosso Senhor soube lidar com a rejeição e com as manifestações de exaltação por parte do povo. Ele bem sabia o que estava para acontecer para cumprir o Plano da Redenção (Mt 16.21; 26.51-56; Jo 18.11).

I – JESUS ENFRENTOU A REJEIÇÃO.

Jesus não paralisou diante da rejeição que sofreu (Jo 1.11); pelo contrário, Ele continua focado na missão que tinha a cumprir. Os Evangelhos Sinóticos registram que o Filho de Deus foi rejeitado até mesmo pela população de Sua cidade natal, Nazaré (Mt 13.54-58; Mc 6.1-6; Lc 4. 16-29).

  1. Jesus seguiu em Sua missão. Jesus seguiu pregando o Reino e o Amor de Deus para que quem cresse no Filho tivesse a vida eterna (Jo 3.16). Apesar de ter sido rejeitado por muitos, o Filho de Deus foi exaltado pelo Pai, como já previam as Escrituras: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina. Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos”, Sl 118.22,23. O Filho de Deus recebeu a missão de reconciliar os perdidos com o Pai, e seguiu firme nesse propósito até o fim (Jo 19.30).
  2. Alguns rejeitaram os milagres de Jesus. Em seu Evangelho, João narra sete milagres realizados por Jesus. Entre eles, quando Jesus cospe na terra, faz lama e unta os olhos de um homem cego; depois, manda que ele vá se lavar no tanque de Siloé. O homem obedeceu e voltou a ver (Jo 9.6,7). Esse milagre evidencia, uma vez mais, a divindade de Jesus, irritando grandemente os fariseus (Jo 9.28,29), já que o milagre foi realizado num dia de sábado (Jo 9.16). O fato de aquele homem reconhecer que foi curado pelo Filho de Deus deixou os fariseus furiosos, porque eles se consideravam espiritualmente superiores (Jo 9.34).
  3. Rejeitado pelos irmãos. Jesus teve irmãos biológicos, também filhos de Maria, entre eles: Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6.3). Porém, houve um tempo em que eles também O rejeitam: “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judeia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes”; Jo 7.3. Ou seja, os irmãos de Jesus não estavam entre os Seus seguidores até aquele momento (Jo 7.5).

II – JESUS NÃO PAROU DIANTE DA REJEIÇÃO 

O Filho de Deus foi rejeitado pelas autoridades religiosas (Jo 11.57), pelo Seu próprio povo (Mt 23.37) e por alguns de Seus seguidores (Jo 6.66). Porém, nada disso fez com que Ele deixasse de cumprir a Sua missão.

  1. Rejeitado pelas autoridades religiosas. A Presença de Jesus revelou como os líderes religiosos de Seus dias estavam vazios e longe de Deus. No entanto, Jesus sabia que seria rejeitado por eles: “É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia”, Lc 9.22. Ainda no AT, o Profeta Isaías escreveu que ele seria o mais desprezado e o mais rejeitado entre os homens (Is 53.3).
  2. Rejeitado pelo povo escolhido. A rejeição do Filho de Deus pelos líderes de Israel levou muitos israelenses a também rejeitar o Senhor: “(…) porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser Ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga”, Jo 9.22. O evangelista Mateus relata o alerta de Jesus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”, Mt 23.37.
  3. Rejeitado por alguns de Seus seguidores. Jesus não atendeu às perspectivas materialistas de alguns de Seus seguidores, pregando uma mensagem dura, a qual eles não suportaram (Jo 6.60). Jesus, portanto, foi rejeitado por quem ouviu Suas pregações e presenciou Seus milagres (Jo 6.66).

III – REJEITADO POR MUITOS, EXALTADO PELO PAI

Mesmo o Filho sendo rejeitado por muitos, o Senhor perseverou no cumprimento da missão. Assim, muitos não se deixaram ser levados pelos que O rejeitavam, mas creram em Jesus, receberam a Sua Palavra e O exaltaram. Vemos isto no Evangelho de João: Primeiramente, no testemunho de João Batista (Jo 1.29-34); depois, na cura do cego de nascença (Jo 9.1-41); por fim, diante de uma grande multidão em Sua entrada triunfal em Jerusalém (Jo 12.12-19).

  1. João Batista testemunha Filho de Deus. João Batista testificou do Filho de Deus ao dizer que o Cristo viria após ele (Jo 1.15). Essa certeza de João Batista fez com que, ao ver Jesus caminhando em sua direção, ele o reconhecesse, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”; Jo 1.29. Aqui, João Batista cumpre com firmeza a missão de testemunhar e exaltar Jesus Cristo ao relatar que viu o Espírito Santo descer do céu como uma pomba e repousar sobre Ele (Jo 1.32).
  2. A Luz que ilumina os rejeitados. O Evangelho de João nos apresenta a história de um homem cego de nascença que experimentou tanto a rejeição quanto a exaltação divina (Jo 9.6,7). Jesus, ao encontrá-lo, fez lama com sua própria saliva e a aplicou sobre seus olhos, ordenando-lhe que se lavasse no tanque de Siloé. Obediente à palavra do Mestre, ele se lavou e passou a enxergar, surpreendendo a todos ao seu redor (Jo 9.8). Esse milagre não apenas restaurou sua visão física, mas revelou uma verdade espiritual ainda mais profunda. Enquanto ele foi curado e teve seus olhos abertos, os religiosos da época permaneceram cegos espiritualmente, recusando-se a enxergar a obra de Deus. O próprio João descreve que, após o milagre, aquele homem creu em Jesus e o adorou (Jo 9.35-38), em contraste com os que, apesar de sua visão perfeita, estavam presos à escuridão da incredulidade.
  3. A entrada em Jerusalém e a revelação do Messias. Os evangelistas Mateus (Mt 21.1-11), Marcos (Mc 11.1-11), Lucas (Lc 19.28-44) e João (Jo 12.12-19) relataram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mostrando que Ele é o Messias, o Filho de Davi, cumprindo as profecias. Este que está sendo recepcionado em Jerusalém está prestes a ser levantado na cruz, ressuscitar e retornar à glória que tinha com o Pai antes da fundação do mundo (Jo 12.32; 17.5,24). Os discípulos testemunhariam o que Jesus já lhes tinha revelado (Mt 16.21). O Filho de Deus não veio como um líder para libertar Israel do jugo romano, mas como o Redentor da humanidade.

CONCLUSÃO

O próprio Senhor Jesus Cristo, em Seu discurso de despedida, advertiu que Seus discípulos enfrentariam rejeição e oposição ao longo da caminhada cristã (Jo 15.18-20). No entanto, Ele também assegurou que o Espírito Santo os fortaleceria e capacitá-los-ia para perseverar na missão (Jo 15.26-27). Dessa forma, nenhuma forma de rejeição ou oposição pode impedir o avanço da Igreja quando ela caminha no poder do Espírito Santo.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados