Connect with us

E.B.D

Integridade: o mundo vendo Cristo em você

Publicado

em

EBD – Jovens – EDIÇÃO: 20 – 2º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: Betel

LIÇÃO – 07 – 15 de maio de 2022

TEXTO DE REFERÊNCIA

Mateus 7.24-27

LEITURA SEMANAL

Segunda-feira – Fp 2.15
Resplandecendo como astros do mundo.
Terça-feira – Mt 5.14
Somos luz do mundo.
Quarta-feira – I Tm 3.15
A igreja é coluna e firmeza da verdade.
Quinta-feira – I Co 2.16
Temos a mente de Cristo.
Sexta-feira – II Co 5.20
Somos embaixadores de Cristo.
Sábado – Ef 5.1
Imitando a Cristo.

VERSÍCULO DO DIA

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Mt 5.16

VERDADE APLICADA

O mundo enxerga Cristo em nossa maneira de viver.

INTRODUÇÃO

Como discípulos de Cristo temos a grande responsabilidade de ser testemunhas vivas de Deus. Toda nossa maneira de viver deve revelar Cristo em nossa vida, ou seja, o mundo precisa ver Cristo em nós.

I – ALICERÇADOS EM CRISTO

Toda a nossa vida deve ser estruturada na pessoa de Cristo. A Bíblia diz que Cristo é a pedra de esquina (I Pe 2.6). Toda a construção feita sobre o fundamento, que é Cristo, não será abalada, mesmo diante das intempéries da vida.

1. Cuidado com a base de sua construção. Toda a construção é feita em cima de uma base e, dependendo da estrutura, pode-se construir vários pavimentos. Jesus exorta Seus discípulos a examinar o lugar em que eles estão construindo. Se nosso alicerce for na areia, com certeza, teremos prejuízos, mas, se nossa construção estiver na rocha, mesmo diante dos fenômenos da natureza, estaremos em segurança. Infelizmente, muitas pessoas têm apoiado seus projetos, ministério e família na areia e não na rocha. Quando se fala de rocha, em Mateus 7.24-27, Jesus refere-se a ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. Portanto a Palavra de Deus deve ser o nosso alicerce.

2. Vivendo em Cristo. O Apóstolo Paulo, por diversas vezes, utilizou a expressão “em Cristo”. A verdade revelada nesta expressão é a nossa total dependência de Cristo para que vivamos neste mundo. Paulo, de acordo com Lucas em Atos dos Apóstolos, diz: “Porque nele Vivemos, e nos movemos e existimos. (At 17.28). A vida do cristão se torna suave e o seu fardo, leve desde que aceita a Jesus como Salvador, pois somos regidos por Ele e por Sua Palavra. O Apóstolo chega a dizer que em Cristo somos mais do que vencedores (Rm 8.37). Muitas pessoas estão tendo insucesso em seus projetos porque não entregam seus sonhos e planos nas mãos de Deus. Que possamos desapegar de nosso querer e viver inteira e incondicionalmente em Deus.

II – FORJADOS PELA PALAVRA

A Palavra de Deus aliada à pessoa do Espírito Santo é o meio pelo qual Deus opera em nosso ser, para que possamos ser moldados conforme a Sua vontade. Embora estejamos num mundo corrompido, a nossa vida precisa ser influenciada pelos ditames divinos.

1. Vivendo a Verdade em meio ao relativismo. Vivemos numa sociedade que é dominada pelas inverdades e que não possui absolutos, ou seja, cada verdade apresenta um ponto de vista diferente. Baseando-se nesta afirmação, a verdade se tornou relativa; logo, o que é verdade para determinada pessoa, não se constitui verdade para outrem. Como cristãos, precisamos entender que a Bíblia é a verdade revelada de Deus para a humanidade. Paulo pontua que a igreja é a coluna e firmeza da verdade (I Tm 3.15). O segredo para vencer o mundo com este sistema diabólico é nos alimentar com a verdade de Deus e pregá-la a tempo e fora do tempo (II Tm 4.2). Aja o que houver, não podemos abrir mão da verdade!

2. A Verdade de Deus liberta. Jesus, conforme registrado por João, Se manifestou cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). A Verdade temo poder de libertar, de tirar as escamas da mentira e proporcionar ao ser humano a liberdade em Cristo Jesus. Muitas pessoas estão presas às mentiras difundidas na pós-modernidade tais como a vida de prazer sem limites (hedonismo) e uma sexualidade desenfreada (pansexualidade). Paulo disse que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos (II Co 4.4). Somente por intermédio da Verdade de Deus é que o homem pode ser liberto deste viver profano, tornando-se nova criatura em Cristo Jesus.

III – NA CONTRAMÃO DO MUNDO

A recomendação bíblica é que os cristãos não podem moldar a sua vida pela forma do mundo, mas sim impactá-lo com a Verdade da Palavra. A cada dia que passa, torna-se mais urgente a nossa missão de temperar este mundo, pois somos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14).

1. Transformar sim; conformar não! Paulo é categórico ao dizer: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente…, Rm 12.2. A expressão “conformar, usada por Paulo, dá ideia de ser moldado pelos padrões mundanos. O inverso disso é ser transformado [gr – metamorfo], que é transfigurado ou transformado à imagem de Deus. A partir do momento que temos a luz de Deus em nós, temos condições de brilhar; trazendo vida e mudança para o lugar em que estamos. E nosso dever resplandecer como astros do mundo no meio de uma geração perversa e corrompida (Fp 2.15). “Como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, I Pe 1.15.

2. Priorizando os valores do Reino. O mundo possui valores morais deturpados, por isso vigora a mentira, o adultério, a corrupção e etc. Infelizmente, muitos encaram como uma questão cultural; escusando-se pelo jeitinho brasileiro e se enveredam por práticas desonestas, dizendo que não tem nada de errado, não tem problema e não faz mal. Paulo, em sua missiva, nos exorta a viver de maneira honesta, sóbria, justa e prudente (Ef 5.13-17). Como discípulos de Cristo e filhos de Deus, é necessário viver conforme os padrões do Reino e assim experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossa vida (Rm 12.2).

CONCLUSÃO

Ao sermos transformados pelo caráter de Cristo, temos a firmeza de combater os valores mundanos e contraditórios à Palavra de Deus.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados