You Are Here: Home » Artigos » Combatendo a depressão, o mal do século

Combatendo a depressão, o mal do século

INTRODUÇÃO

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é considerada a enfermidade da atualidade. Hoje mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal, dentre as quais, cerca de 66% são mulheres. Tal enfermidade pode ser desencadeada por diversos fatores; entre eles, pode estar uma situação de constrangimento diante de uma condição pecaminosa. O indivíduo que tem fé firmada em Deus quando percebe que cometeu um pecado, pode desenvolver a depressão.

DEPRESSÃO, O QUE É ISSO?

A depressão é conhecida como estado mental mórbido, que se caracteriza por lassidão, frequentemente é acompanhado por ansiedade mais ou menos acentuada. É considerada uma forma mínima de melancolia (psicose caracterizada por depressão).

A DEPRESSÃO DE DAVI

De acordo com Palavra de Deus, Davi foi um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Dentre muitas de suas características, podemos destacar seu temor a Deus e sua condição de dependência constante dEle. Seu caráter era pró-ativo, destemido e inteligente. Todas essas qualidades faziam dele o rei ideal para o povo de Israel. Contudo elas não foram suficientes para impedir a sua queda (I Cr 21.1-17; II Sm 11.1-4). A atitude impensada de Davi o levou a um buraco entre a solidão e o sentimento de total afastamento da presença de Deus, causando assim sintomas semelhantes a um quadro de depressão (Sl 51).

O ARREPENDIMENTO

Ao escrever o salmo 51, o rei Davi expressa claramente seu grau de arrependimento, diante da descoberta de seus atos desastrosos. Ele clama pela misericórdia e pede que suas transgressões sejam apagadas (Sl 51.1).

CONCLUSÃO

A depressão tem sido chamada por muitos cientistas como a doença da atualidade, e muitos servos de Deus têm passado por momentos difíceis acometidos por este mal. Cabe a nós Igreja do Senhor buscar identificar a causa do mal, se espiritual ou emocional e conduzir a pessoa ao melhor caminho na busca pela cura, lembremos sempre que o Senhor é suficiente em nos dar a solução de todos os problemas. “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor” (Sl 51.15). Contudo é importante lembrar que Ele pode usar também profissionais especializados, pois a ciência também é obra de suas mãos.

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

Compartilhe!

Deixar um comentário

© Seara de Cristo - Todos os direitos reservados.

Scroll to top