Adolescente - CPAD
A certeza da salvação
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 166 – 1º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 10 – 10 de março de 2024
TEXTO BÍBLICO
Romanos 8.31-39
DESTAQUE
“O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” Romanos 8.16
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Lc 1.69
Terça-feira – Hb 2.3
Quarta-feira – Hb 5.9
Quinta-feira – Jo 15.11
Sexta-feira – Sl 51.12
Sábado – I Pe 1.9
I. TUDO ESTÁ COMPLETADO!
1- O plano deu certo. Jesus, pregado na cruz, após sentir todas as dores, humilhações e sofrimentos do processo de crucificação, disse: “Está tudo completado”. E, assim, entregou o seu espírito e morreu (Jo 19.29,30). O plano de salvação, arquitetado pelo Criador, foi concluído com sucesso. A partir desse momento, uma nova aliança se estabeleceu entre Deus e os homens. Ela não dependeria mais de sacrifícios de animais para a remissão dos pecados, pois Cristo, o Cordeiro de Deus, se sacrificou na cruz e nos redimiu perfeitamente.
2- Amigos de Deus. O plano de salvação revela o maravilhoso amor de Deus, pois mesmo a humanidade sendo inimiga do Senhor, (pois, o pecado é inimizade contra Deus, cf. Tg 4.4), Ele não poupou o Seu único Filho. Assim, Ele nos resgatou da condenação. Jesus morreu e também ressuscitou! Ele está vivo e assentado à direita do Pai, com todo o poder em suas mãos, intercedendo em nosso favor (Rm 8.34). De modo que, a partir do momento que nos entregamos a Deus e aceitamos a Jesus como Salvador, deixamos de ser inimigos de Deus e passamos a ser amigos, servos e filhos do Senhor.
II. OS INIMIGOS DOS FILHOS DE DEUS
Durante nossa caminhada com Deus temos que amadurecer na fé. Por isso, você deve se preparar, pois irá enfrentar alguns inimigos, sabia? Há três adversários comuns à fé cristã, que você deverá enfrentar:
1- O Tentador. O Diabo vive tentando destruir os salvos em Cristo (I Pe 5.8). Embora Jesus o tenha derrotado na cruz, ele ainda pode influenciar o homem ao erro. Ele costuma criar armadilhas em forma de pensamentos e sentimentos, semear dúvidas a respeito das verdades bíblicas, ou ainda nutrir frustrações. Você deve blindar sua mente e seus sentimentos com a Palavra de Deus e se revestir do Seu poder através da oração para, assim, ter força e resistir ao Inimigo (Tg 4.7).
2- O mundo. O apóstolo João escreveu: “…o mundo todo está debaixo do poder do Maligno” (I Jo 5.19b). Então, o que devemos fazer diante dessa verdade bíblica? Primeiramente, entenda que não devemos temer essa condição espiritual degradante do mundo, pois estamos em Cristo. Como um filho e uma filha de Deus, você foi chamado (a) para fazer a diferença nesse mundo carente de Deus. Lembre-se de que o nosso chamado é ser santos nessa sociedade, para que a luz de Cristo, que está em nós, brilhe nas trevas (Mt 5.14). Estamos nessa missão. A partir desse princípio, no seu dia a dia, aprenda a amadurecer a discernir o que te afasta e o que te aproxima de Deus. Tenha um cuidado especial com as más amizades, com os influenciadores das redes sociais ou mesmo com as modas ditadas por aí. Faça boas escolhas!
3- A carne. A ‘carne’ é aquela força insistente dentro da pessoa que a conduz ao erro. Mesmo depois de salvos, ainda teremos que lutar contra a nossa inclinação para o pecado e para o mal. Dos três inimigos da alma, esse é o mais perigoso, pois é como se um traidor morasse dentro de você (Gl 5.17). É uma batalha constante. Não devemos fraquejar, mas pedir ajuda ao’’ Espírito Santo para ganhar essa luta.
III. SEGUROS NO AMOR DE DEUS
1- Nossa perfeita salvação. Nossa segurança em Cristo nos garante a salvação (Hb 5.9). Uma salvação que é perfeita, poderosa, grande e que foi conquistada pelo Senhor Jesus na cruz do calvário. A Bíblia diz; “quem ficar firme até o fim será salvo” (Mt 24.13). Nós temos uma eterna salvação, porque ela foi providenciada pelo próprio Deus, mas não temos a garantia de viver pecando e não sofrer as consequências, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Observe que, em Romanos 8.38,39, quando Paulo afirma que “nada” nos separará do amor de Deus, ele enumera alguns exemplos, mas não cita, dentre eles, o pecado, pois esse nos separa de Deus e pode ameaçar a nossa salvação (Hb 6.4-6).
2- A certeza da salvação. Como podemos ter certeza da salvação? Está escrito: “O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Ou seja, Deus, de modo amoroso, testifica dentro do cristão que ele é salvo. E se você tiver dúvidas? Nesses momentos, leia o que a Bíblia também diz; “Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo” (1 Jo 3.20). Que coisa maravilhosa!
CONCLUSÃO
O plano da salvação foi completado com perfeição. O sacrifício que Jesus fez na cruz foi suficiente. Ele venceu o mau, o pecado e a morte. Agora, somos convidados a viver em santidade e fidelidade a Deus, por meio da fé. Por isso, tenha cuidado com os inimigos dos filhos de Deus e permaneça vigilante diante das coisas e situações que podem te afastar de Deus. Mas, acima de tudo, confie no amor e na graça do Pai. Em Cristo estamos seguros.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD